Quais os três tipos de leitores?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Sob este aspecto, os tipos de leitor mais comuns são: Contemplativo, Fragmentado ou Virtual.

O primeiro tipo de leitor é o contemplativo-meditativo, este é da idade pré-industrial, o leitor que se identifica com o livro impresso, com a imagem. O segundo é o leitor em movimento, dinâmico, do mundo híbrido; um leitor ligado a revolução industrial, do começo dos grandes centros urbanos.

No Brasil, existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população.

Neste artigo, falaremos sobre os 4 tipos de leitura que cita Mortimer Adler em Como ler livros:

  • Leitura elementar,
  • Leitura inspecional,
  • Leitura analítica,
  • Leitura sintópica.

Esse tipo de leitura é dividido em: leitura literal primária, que ressalta a leitura dos dados de forma explícita; e a leitura literal em profundidade, que destaca na compreensão daquilo que se lê.

Leitões são porcos jovens que recebem esse nome justamente por serem menores e ainda sentirem a necessidade da lactância da mãe.

A formação leitora consiste no desenvolvimento da habilidade de ler o mundo em suas mais diversas formas, e não apenas como um texto escrito. Está ligada à interpretação de imagens e sons, nas combinações entre eles, nas emoções que provocam e em seu significado.

Leitor proficiente é aquele que não só decodifica as palavras que compõem o texto escrito, mas também constrói sentidos de acordo com as condições de funcionamento do gênero em foco, mobilizando, para isso, um conjunto de saberes (sobre a língua, outros textos, o gênero textual, o assunto focalizado, o autor do texto, ...

A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Na campeã João Pessoa, capital da Paraíba, 64% da população é considerada leitora, seguida de perto por Curitiba, com 63%, Manaus, com 62%, Belém, 61%, e São Paulo, 60%.

Crianças representam 23% da população geral e costumam ler diariamente. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler.

James Saigg Bauer

Considerado o leitor mais rápido do mundo pelo livro dos recordes, James Saigg Bauer, 42 anos, é brasileiro, natural de São Paulo e reside em Brasília.

Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.