Quais os três principais meios de comunicação mais utilizados antigamente?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância.

A comunicação serviu, inicialmente, somente para comunicar, substituindo as cartas, o correio, o telégrafo; depois, prestou-se para propagar a informação, conhecimento, entretenimento. A ascendência é tamanha que não conseguimos avaliar como viver sem o interfone, sem a internet ou sem as redes sociais.

Em época de Internet, TV a cabo, celulares, I-Pads e , temos de convir que as comunicações, nos anos cinquenta, eram muito mais pobres e precárias. Resumiam-se à imprensa escrita e ao rádio, uma vez que a TV existia apenas nas grandes cidades.

Entre os mais utilizados na atualidade estão a televisão, o computador e os celulares.

A partir de 1970 os rádios já contavam com funções conjugadas, onde tinha em um só aparelho o rádio e toca-disco. Atualmente, alguns rádios já vem embutidos em carros. Muitos possuem tela LCD para a reprodução de vídeos e até mesmo para canais de TV.

comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

Carta

Carta: entre os gêneros textuais, a carta é o meio de comunicação mais antigo do mundo.

Resumo do artigo: Os 7 tipos de comunicação são diferentes maneiras pelas quais pessoas e empresas se comunicam; Podemos ressaltar a comunicação verbal, oral, escrita, formal, informal, escuta ativa e comunicação digital; Você sabia?

O envio de cartas é um dos meios de comunicação mais antigos, acredita-se que os egípcios tenham sido os primeiros a utilizar esse meio para a transmissão de informações.

As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.

O rádio foi o principal veículo de comunicação de massa do Brasil entre 1930 e o início da década de 1960. Naquela época, não existia televisão. Computador e telefone celular era coisa de ficção científica, daí nem se sonhava com internet e redes sociais.

Nos anos 80, o geeks nem ao menos sonhavam com a interação via rede social ou postagens diretas via smartphone. Naquela época, o barulho do discador de telefone era como música para os internautas e o pornô era restrito a asteriscos e barras.

A primeira aconteceu no século XIX, com a introdução das impressoras a vapor e do papel de jornal barato. O resultado foi a primeira mídia de massa verdadeira - os jornais 'baratos' e as editoras de livros e revistas em grandes escalas.

Primeira transmissão oficial, em 1922, marcou o início do rádio no Brasil. No dia 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência, brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio.

Internet: o principal meio de comunicação
Mas na última pesquisa de caráter nacional, 74% dos entrevistados afirmaram que têm acesso à internet – o que mostra o poder das redes sociais.