Quais os três neurônios fundamentais do sistema nervoso?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Há três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios.

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

Sensitivos ou aferentes: quando transmitem os impulsos nervosos dos órgãos receptores até o sistema nervoso central; Motores ou eferentes: quando transmitem os impulsos nervosos do sistema nervoso central para os órgãos efetores; Misto: quando possuem tanto fibras sensitivas quanto fibras motoras.

Tipos de neurônios
Neurônios motoresSão responsáveis por conduzir impulsos nervosos para órgãos efetores, como músculos e glândulas.
Neurônios sensoriaisRecebem estímulos, os quais podem ser provenientes do próprio organismo ou do meio ambiente.
InterneurôniosGarantem a conexão entre neurônios.

A sinapse é o que ocorre entre dois neurônios e permite a comunicação neural ou a transmissão sináptica. As sinapses podem ser percebidas em todo o corpo, isto é, não estão apenas localizadas no nosso cérebro.

Há três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios. Os neurônios sensoriais levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso, por meio dos receptores de estímulos (sejam eles mecânicos ou químicos).

Os neurotransmissores são os mensageiros químicos do cérebro. São eles os responsáveis por passar informações entre um neurônio e outro. Os neurônios também são conhecidos como nervos ou células nervosas.

  • Glutamato e aspartato. Esses aminoácidos (glutamato e aspartato) são os principais neurotransmissores excitatórios no sistema nervoso central. ...
  • Ácido gama-aminobutírico. O ácido gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório presente no encéfalo. ...
  • Serotonina. ...
  • Acetilcolina. ...
  • Dopamina. ...
  • Noradrenalina.

Cérebro

Cérebro. É o principal órgão do sistema nervoso. Sua camada mais externa, chamada córtex cerebral, é responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, memória e controle dos movimentos voluntários do corpo. Ele está protegido pelas meninges pia-máter, dura-máter e aracnóide.

O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.

As células nervosas, que também são chamadas de neurônios, são um dos principais componentes desse sistema. Os neurônios são um tipo de célula que tem como especialidade receber e conduzir impulsos para as outras células. Além dos neurônios, as células gliais também compõem o tecido nervoso.

- Neurônios bipolares - Possuem apenas um dendrito e um axônio. - Neurônios pseudounipolares - Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio. - Neurônios unipolares - Possuem apenas um axônio.

Durante a sinapse, o neurônio que transmite o impulso nervoso é denominado célula pré-sináptica, e a célula que recebe o impulso, que pode ser outro neurônio, uma glândula ou célula muscular, é denominada célula pós-sináptica.

O neurônio motor caracteriza-se pela distribuição na região anterior da medula e tronco cerebral desempenhando papel de integração de impulsos de origem do sistema nervoso central e atividade muscular.