Quais os três componentes básicos do bem-estar?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O bem-estar subjetivo é uma atitude e como tal possui pelo menos dois componentes básicos: afeto e cognição (Ostrom, 1969). O componente cognitivo refere-se aos aspectos racionais e intelectuais, enquanto o componente afetivo envolve os componentes emocionais.

Suas seis dimensões, relações positivas com outros, autonomia, domínio do ambiente, crescimento pessoal, propósito na vida e auto aceitação, emergem da convergência de teorias do desenvolvimento humano, psicologia humanista-existencial e sobre a saúde mental.

O bem-estar objetivo possui dois sub-componentes: o bem-estar econômico (salário/renda) e o bem-estar sócio-demográfico (moradia, saúde, alimentação, educação, lazer e outros); já o bem-estar subjetivo possui quatro componentes (satisfação de vida, felicidade, afeto positivo e afeto negativo).

É uma estrutura para a felicidade e o bem-estar baseada em cinco elementos: emoção positiva, engajamento, relacionamentos positivos, propósito e realização.

A Psicologia Positiva é baseada em três principais conceitos: (1) o estudo das emoções positivas; (2) o estudo dos traços positivos (forças, virtudes, inteligência, capacidade atlética) e (3) o estudo das instituições positivas (democracia, família, liberdade) (Seligman, 2004).

Em economia, a função de bem-estar social é uma função real, que toma como entrada os possíveis estados de uma sociedade, e tenta classificá-las de acordo com o bem-estar, obtendo como retorno um número real que indica o grau de bem-estar dessa sociedade.

Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo indivíduo tem direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços, que deveriam ter seu fornecimento garantido seja diretamente através do Estado ou indiretamente mediante seu poder de regulamentação sobre a sociedade civil.

A dimensão psíquica vem retratada pela consciência. Consta de três profundidades: consciente, inconsciente e subconsciente.

A psicologia da Educação tem uma tripla dimensão: teórica ou explicativa, tecnológica ou projetiva, e técnica ou prática, que lhe confere um carácter aplicado e a impele a uma explicação, fundamentada e coerente, sobre esses processos de mudança.

Também nesse sentido Franz Alexander (apud Volich, 2000) discute o processo do adoecer, usando como ponto principal o entendimento que o efeito dos processos não devem ser vistos como locais e isolados, mais sim integrados em termos de três dimensões: biológica, social e psicológica.

Atividades que contribuem para o bem-estar

  • Pilates. O pilates é uma das atividades mais queridas do momento. ...
  • Yoga. Assim como o pilates, a yoga é outra prática procurada quando o assunto é qualidade de vida. ...
  • Meditar. ...
  • Cozinhar. ...
  • Caminhar. ...
  • Pedalar.

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos.

2.2 Bem-estar subjetivo (BES)
O componente cognitivo é a avaliação que o indivíduo faz sobre a sua satisfação com a própria vida como um todo, de forma geral, e o componente afetivo refere-se à presença de emoções positivas e à ausência ou a menor experiência de emoções negativas (TAY; KUYKENDALL; DIENER, 2015).

Os componentes avaliados no Perfil do Bem-Estar incluem: características nutricionais, nível de stress, atividade física habitual, relacionamentos e comportamento preventivo.

Resumo da Psicologia Humanista
Os seres humanos têm livre arbítrio; nem todo comportamento é determinado. Todos os indivíduos são únicos e motivados para alcançar seu potencial. Uma compreensão adequada do comportamento humano só pode ser alcançada através do estudo de seres humanos – não de animais.