Quais os traços de sociopatia?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Em geral, os sociopatas seguem o mesmo padrão, em graus muito elevados, não sentindo remorso, podendo ser violentos e desconsiderando o que é certo e o que é errado. Seu comportamento tende a ser agitado e com humor hostil, sendo propensos à violência.

Sociopatia é um termo criado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade antissocial (TPAS). Pessoas com TPAS não conseguem entender os sentimentos dos outros. Frequentemente quebram leis e regras ou tomam decisões impulsivas sem se sentirem culpados pelos danos que causam devido a suas atitudes.

Muitas vezes, os sociopatas podem apresentar comportamento agressivo e se irritam facilmente. Em geral, os antissociais não sentem empatia pelo outro e nem mesmo remorso das suas ações e conduta. Quem apresenta transtorno de personalidade antissocial tende a ser muito autoconfiante, arrogante e teimoso.

Quais os níveis de sociopatia? Grau leve – é o tipo mais comum da condição mental. Também conhecido como psicopata comunitário, apresenta os traços de personalidade característicos em um nível mais brando e está menos propenso a cometer crimes.

Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso. Ainda, pessoas com o transtorno antissocial podem utilizar a manipulação para conseguir as coisas que almejam.

Sim, sociopatas podem amar, mas o primeiro passo para estabelecer um vínculo sentimental será aprender a distinguir se o que o sociopata sente é real ou se está tentando manipular a outra pessoa.

Sociopatas podem parecer estar apaixonados
Eles podem ser carismáticos, charmosos e lisonjeiros, e alguém com TPAS pode parecer amar os outros quando isso se adequa ao seu objetivo final. Mas esse 'amor' vai se desgastar ou desaparecer assim que as necessidades do indivíduo forem atendidas.

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

Um sociopatia é um Transtorno de Personalidade Antissocial, tal como a psicopatia. Porém, ao contrário do psicopata, que possui origem genética, o sociopata se torna. Ou seja, ele recebe estímulos de fatores externos, o que pode ser desencadeado por lesões cerebrais, abusos e traumas na infância, entre outros.

A sociopatia também tende a ser associada a experiências prejudiciais na infância, incluindo abuso sexual, violência física ou instabilidade parental. Os sociopatas têm uma consciência, embora fraca, e muitas vezes justificam algo que sabem estar errado.

Um sociopata pode ter QI (quociente de inteligência) extremamente alto ou extremamente baixo. O que aproxima as duas doenças mentais é que ambas são desordens de personalidade antissocial, e podem resultar em atos de violência que podem ser terríveis como assassinatos com requinte de crueldade.

Uma das características mais populares do sociopata. Psicopatas Sociais são incapazes de enxergar certas emoções, o que os tornam pessoas extremamente frias e egoístas, tratando pessoas como objetos que podem ser descartados, onde se tiver tudo bem pra eles, então acreditam que tudo estará bem para os demais.

Sociopatia é um transtorno de personalidade antissocial que causa um comportamento pouco empático, impulsivo e hostil. Em outras palavras, o sociopatia é uma pessoa que infringe de maneira sistemática as regras, leis e convenções sociais.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial. Embora pareça um número pequeno, 1% engloba milhões de indivíduos que andam por aí, fingindo e enganando.

Em suma, a psicopatia é uma forma muito mais severa da sociopatia. Assim, pode-se dizer que todos os psicopatas são sociopatas, mas sociopatas não são necessariamente psicopatas.

Os psicopatas sabem qual o perfil perfeito para suas vítimas e conseguem selecioná-las facilmente. Manipuláveis, isoladas, carentes, intensas, impulsivas e com instabilidade emocional, as vítimas acabam presas nesses relacionamentos porque foram convencidas que o psicopata é a pessoa amada.

“Essas crianças são incapazes de sofrer, são frias, calculistas e agem de maneira premeditada, ao contrário até mesmo do narcisismo, que é muito condicionado desde a adolescência.

As quatro marcas de uma personalidade antissocial são o egocentrismo, a falta de consciência, o comportamento impulsivo e o encanto superficial. As pessoas com esse diagnóstico são incapazes de apresentar sentimentos de culpabilidade ou de remorso pelo que fizeram.