Quais os títulos do Fernando Diniz?

Perguntado por: icavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Fernando Diniz: lista de títulos como treinador

  • Taça Guanabara - Fluminense (2023)
  • Série A3 do Paulistão - Votoraty (2009)
  • Copa Paulista - Votoraty (2009) e Paulista (2010)

meio-campista

Fernando Diniz Silva (Patos de Minas, 27 de março de 1974) é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista.

Além do Audax, Fernando Diniz também teve passagens anteriores pelos seguintes clubes: Paraná, Guaratinguetá, Atlético Sorocaba, Botafogo de Ribeirão Preto, Paulista e Votoraty.

Como jogador, Diniz atuou pelo Verdão em 1996, durante a disputa do Brasileirão, e foi comandado por ninguém menos que Luxa. Sua passagem pelo Palestra Itália foi rápida e terminou sem títulos, mas foi recheada de histórias curiosas.

Ex-meia com passagens por alguns dos maiores clubes do Brasil, entre eles Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Santos e o próprio Fluminense, Diniz começou a trajetória como treinador em 2009 – e com dois títulos logo de cara!

Assim que assinou a ampliação do contrato com o Palmeiras até dezembro de 2024, Abel Ferreira tornou-se o treinador mais bem pago da história do futebol brasileiro e da América do Sul. Pelo novo vínculo, o português vai receber 6,7 milhões de euros por anos (cerca de R$ 34,9 milhões por temporada).

Neymar Júnior novamente ocupa o topo do ranking dos jogadores de futebol brasileiros mais bem pagos do mundo.

Para entender o contexto, Diniz mora sozinho no Rio. Como faz em todos os trabalhos, ele não leva junto a família, que vive no interior de São Paulo, para as muitas mudanças de cidade naturais da carreira.

Um conceito que é explicado no treino e colocado em prática. Diniz fala aos seus jogadores que o passe é o instrumento que deixa os adversários para trás e leva a bola até os jogadores que estão livres, próximos ao gol. Assim, Fábio, Cano, Felipe Melo e qualquer um treinado por Diniz vai jogar desse jeito.

O projeto de acesso à Série A fracassou e, pressionada, a diretoria do Vasco decidiu agir antes mesmo do término da Série B. Em uma tacada só, demitiu o técnico Fernando Diniz e o diretor-executivo Alexandre Pássaro.

De acordo com a súmula do árbitro Ramon Abatti Abel, Fernando Diniz recebeu um cartão amarelo quando já estava pendurado e, posteriormente, o cartão vermelho direto. Essa "dupla punição" o faz ser suspenso duas vezes — pelo acumulo de cartões amarelos e pelo cartão vermelho direto.

Abel Braga

O Fluminense anunciou, neste sábado (30), a contratação do técnico Fernando Diniz. O treinador chega às Laranjeiras para ocupar a vaga de Abel Braga, que deixou o cargo na última quinta-feira (28).

Fernando Diniz foi contratado como técnico em 2009 e teve apenas duas semanas para montar o time que viria a ser campeão da terceira divisão estadual e encantar pelo futebol ofensivo. Em 27 jogos, foram 15 vitórias, sete empates e apenas cinco derrotas, com 50 gols marcados e 24 sofridos.

Em lua-de-mel com a torcida nesta segunda passagem pelo Fluminense, Fernando Diniz acaba de completar um ano no clube. Anunciado na noite de 30 de abril de 2022, o treinador viveu o seu primeiro dia como tricolor em 1º de maio, exatamente 365 dias atrás.