Quais os tipos principais de fantoches utilizados em espetáculos teatrais?

Perguntado por: imaciel . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os tipos mais importantes são assim classificados em:

  • Fantoches. São bonecos que possuem corpo de tecido, vazio, que o manipulador veste na mão. ...
  • Marionetes. Ao contrário dos anteriores, estes bonecos são controlados por cima. ...
  • Bonecos de vara. ...
  • Teatro de sombras. ...
  • Dedoches. ...
  • Mamulengos.

O teatro de fantoches, de bonecos ou de marionetes é a expressão que caracteriza um gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, representando o homem, o animal ou ideias abstratas.

Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.

Os tipos mais importantes são assim classificados em:

  • Fantoches. São bonecos que possuem corpo de tecido, vazio, que o manipulador veste na mão. ...
  • Marionetes. Ao contrário dos anteriores, estes bonecos são controlados por cima. ...
  • Bonecos de vara. ...
  • Teatro de sombras. ...
  • Dedoches. ...
  • Mamulengos.

Existem fantoches de mão, dedo e ainda as marionetes.

As personagens são representados por bonecos, objetos, máscaras, sombras e silhuetas, imagens manipuladas que podem representar o homem, o animal ou ideias abstratas, etc., que ao serem animados por atores-manipuladores se transformam através de um conjunto de técnicas de manipulação, em atores-personagem.

O teatro de bonecos na formação do educando tem como objetivos: a percepção visual, auditiva e tátil; a percepção da seqüência de fatos (noção espaço-temporal); coordenação de movimentos; expressão gestual, oral e plástica; criatividade; imaginação ; memória; socialização e o vocabulário.

Fantoche, marionete ou marioneta, origina-se do termo marionnette que na língua francesa significa boneco (pessoa, animal ou objeto animado) movido por meio de cordéis manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura. Constitui-se numa forma de entretenimento para adultos e crianças.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

Esse termo é referente a uma modalidade do teatro de fantoches característico do Vietnã. Nele, alguns bonecos são movidos por hastes de bambu em um palco aquático, uma espécie de piscina ou lagoa.

Na era clássica os fantoches estavam dispostos principalmente dentro dos templos; eram bonecos de grande porte conduzidos igualmente durante as procissões de iniciação. Eles se desenvolvem particularmente a partir do século VII, com a adoção de estátuas semelhantes ao Homem.

As formas de manipulação têm variado, ao longo dos anos, entre fantoches e bonecos de vara, quando há apenas o tronco, os membros superiores e o rosto para a apresentação da manipulação; fantoches com live-hand, quando as mãos precisam segurar ou realizar movimentos mais precisos, exigindo assim dois ou mais ...

Em terras americanas, o Teatro de Bonecos chegou pelas mãos dos colonizadores, em meados do século XVI, na era das grandes descobertas. Desta forma este movimento cultural aportou no Brasil, mais uma vez como instrumento de doutrinação religiosa.

O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil.

Conta-se que mil anos antes de Cristo nascer, os chineses já usavam marionetes em espetáculos para a nobreza. Sabe-se que gregos e romanos conheciam e usavam o teatro de fantoches na Antiguidade. Na Indonésia e no Japão, as pessoas usavam bonecos no teatro de sombras.

Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche.

Normalmente, quem manipula os fantoches são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela.

O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos. Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente.

Resposta: 1)Os principais elementos teatrais são os atores, o texto ou roteiro, o público, figurinos, maquiagem, cenário, iluminação, som e diretor. ” Teatro ” pode ser conceitualizado de duas maneiras.

Para que o momento seja ainda mais completo, aí vão algumas dicas que podem ajudar você durante o teatro de fantoches:

  1. Se inspire nos livros favoritos do seu pequeno. ...
  2. Traga a realidade do seu filho para a história. ...
  3. Improvise e seja criativo! ...
  4. Abuse das interações. ...
  5. Crie novos personagens.

O teatro como forma artística possui as seguintes características: Consiste na encenação, ou seja, a representação ao vivo, de alguma história ou situações , nas quais interagem diferentes personagens .