Quais os tipos de usuários da contabilidade?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os usuários da contabilidade são investidores, credores, administradores, governos e concorrentes. Cada um deles tem diferentes interesses nas informações contábeis, mas todos estudam e tem interesses nos balanços das entidades.

Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público.

Os usuários da contabilidade são os grupos de pessoas que possuem interesse em avaliar a situação patrimonial de uma empresa. Estes usuários podem ser internos ou externos à entidade.

Os usuários externos são pessoas físicas que necessitem de acesso a processos e documentos disponibilizados pela administração pública para serem assinados digitalmente.

Usuários internos contabilidade são os que fazem parte da entidade e possuem interesse nas informações contábeis para fins administrativos. Podem ser a alta administração, empregados ou auditoria interna.

Quais são os usuários da contabilidade? Os usuários da contabilidade são pessoas que buscam avaliar a situação patrimonial de uma empresa, além de buscarem organização da forma financeira e da gestão evitando problemas com o fisco.

Por sua vez, usuário externo não possuem a maior parte das informações contábeis da empresa. Portanto, os fornecedores são um exemplo de usuário externo e a alternativa e) está correta.

As demonstrações contábeis consolidadas, segundo o CPC 00, são aquelas que informam os usuários contábeis sobre os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas. As informações sobre esses itens são fundamentais para investidores, potenciais ou existentes, além da própria empresa.

Na sequência, confira quais são as 6 demonstrações contábeis obrigatórias.

  • 1- Balanço patrimonial. ...
  • 2- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ...
  • 3- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ...
  • 4- Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) ...
  • 5- Demonstração do Valor Adicionado (DVA) ...
  • 6- Notas explicativas.

Resposta verificada por especialistas
De início, podemos compreender que os usuários da Contabilidade são pessoas e empresas que darão alguma utilidade para as informações contábeis recolhidas em uma organização.

Quanto aos usuários da Contabilidade Gerencial, é correto afirmar que, são: Usuários internos 5. A principal meta da contabilidade gerencial é: Fornecer informações para usuários internos visando o planejamento, controle e tomada de decisão.

Os ativos na economia, são a representação de bens e direitos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Para ser um contador, o profissional deve ser graduado como Bacharel em Ciências Contábeis. Por sua vez, o termo contabilista se refere aos profissionais que trabalham com Ciências Contábeis no geral.

Os usuários internos são proprietários e administradores de todos os níveis da empresa e os usuários externos são os acionistas e investidores e financiadores em geral, como bancos e fornecedores, entidades governamentais como físico e muitos outros.

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.

Os princípios da Contabilidade consistem nas teorias e normas gerais que delimitam a aplicação das Ciências Contábeis, no que diz respeito ao entendimento predominante dos seus conhecimentos nos universos científico e profissional.

Os bens, a entidade os possui de fato; por outro lado, quanto aos direitos, a entidade possui o direito de recebê-los em moeda. Por isso, os bens e os direitos compreendem aquilo que de positivo a entidade possui.