Quais os tipos de trovadorismo?

Perguntado por: nteixeira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. As duas eram cantigas que faziam sátiras ou deboches, mas existia entre elas a diferença em relação à forma como a sátira era feita. A cantiga de escárnio era mais leve e a cantiga de maldizer era mais direta e ácida no seu conteúdo.

Trovadorismo foi um movimento poético-musical que se desenvolveu na Europa, no período medieval. Os poemas eram escritos em forma de cantigas líricas ou satíricas. Os trovadores recitavam as cantigas com o acompanhamento de instrumentos musicais.

As cantigas do Trovadorismo. Dependendo do tema, da estrutura, da linguagem e do eu lírico, as cantigas trovadorescas são classificadas em quatro tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

O trovadorismo era dividido em dois gêneros distintos: o lírico e o satírico. No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso.

O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.

Os principais autores do Trovadorismo são Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, entre outros. As cantigas estão em compilações de diversos autores, chamadas de cancioneiros.

1 – Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós
Essa é sem dúvida uma das mais famosas e principais obras do Trovadorismo.

Como principais características do trovadorismo, temos:

  1. Forte relação da música e a poesia. ...
  2. Presença de trovadores, jograis e menestréis. ...
  3. Produção de cantigas líricas e satíricas. ...
  4. Amor cortês e vassalagem amorosa. ...
  5. Produção de textos em prosa. ...
  6. Produção de textos teatrais.

A literatura trovadoresca portuguesa foi manifestada na poesia e na prosa. Na poesia destacam-se as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, que eram escritas pelos trovadores e cantadas pelos jograis. Na prosa, destacam-se as novelas de cavalaria, as hagiografias, os cronicões e os nobiliários.

E a linguagem do Trovadorismo também. É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.

Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.

O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu durante a Idade Média, mais precisamente no século XI, no sul da França. Por isso, esse movimento se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV quando começou o Humanismo.

Com uma mistura de poesia e música, o Trovadorismo foi uma importante expressão artística. Marcada como a primeira escola literária da época medieval, esse foi também o primeiro movimento da literatura portuguesa.