Quais os tipos de tomografia da cabeça?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Imagiologia

  • Ressonância Magnética do Crânio (cabeça, cerebral)
  • Radiografia ou Raio X (RX) do crânio (da cabeça)
  • Tomografia Computorizada (TC ou TAC) das órbitas.
  • TC ou TAC dos Seios Perinasais (seios da face, nariz)
  • Tomografia Computorizada (TC ou TAC) do Ouvido.
  • Tomografia computorizada - TC ou TAC.

No caso da TC do crânio, o contraste costuma ser administrado quando há abscessos ou tumores que só se tornam mais visíveis com o uso da substância. É preciso avaliar, nesse caso, se o paciente tem alergia a algum dos componentes do contraste.

1. O que é TC de crânio. A tomografia computadorizada de crânio, ou TC de crânio, é um exame não invasivo que faz uso de radiação para obter imagens das estruturas intracranianas, das estruturas ósseas do crânio e das partes moles subcutâneas de um paciente.

Feita essa ressalva, valores médios de uma tomografia computadorizada do crânio em São Paulo podem ser estimados entre 120 e 450 reais. Em algumas clínicas de alto padrão, o exame pode atingir preços superiores aos 650 reais.

O que é tomografia computadorizada do crânio? Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.

Assim, é possível estar atento e consultar ajuda médica assim que detectados os primeiros sinais.

  • Dor de cabeça intensa e com alarmes. A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns do tumor cerebral. ...
  • Crises convulsivas ou epilepsia. ...
  • Perda de funções neurológicas. ...
  • Mudanças na personalidade. ...
  • Dificuldade de concentração.

Precisão das imagens
Ambos os exames oferecem imagens precisas, mas a tomografia oferece imagens horizontais e em 3D, enquanto a ressonância permite ver planos frontais e oblíquos. É comum que a tomografia seja solicitada em casos mais simples, e a ressonância quando há necessidade de diagnósticos mais complexos.

Basicamente, o aparelho de tomografia ou tomógrafo combina um tubo giratório a feixes de raios X para produzir um tipo de fotografia interna da área observada. Enquanto o equipamento de ressonância se vale de um campo magnético e ondas de rádio para provocar reações nos átomos de hidrogênio, captando as imagens.

A angiografia cerebral é um exame realizado para diagnosticar possíveis coágulos e sangramentos no cérebro.

No laudo de uma tomografia de crânio, por exemplo, o especialista faz uma descrição anatômica com detalhes sobre as estruturas que compõem a cabeça, e concluiu afirmando se está diante de uma tomografia normal ou alterada.

A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo.

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.

O eletroencefalograma com mapeamento cerebral é um exame que viabiliza a investigação e diagnóstico de diferentes patologias cerebrais com foco em topografias de epilepsias, além do monitoramento de ocorrências neurológicas.

A tomografia com contraste é um exame tradicional no dia a dia da medicina. É comum a sua indicação para visualizar detalhes de órgãos abdominais, torácicos e vasos sanguíneos. Isso porque o composto confere destaque a essas estruturas.