Quais os tipos de sentimentos bons?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Sentimentos positivos:

  • felicidade,
  • humor,
  • alegria,
  • amor,
  • gratidão e.
  • esperança.

o amor

De todos os sentimentos existentes, o amor é certamente o mais forte deles, o amor consegue unir sonhos, realidades e ideais.

Acredita-se que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. São chamadas Big Six.

Raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência são as 9 emoções que influenciam diretamente em nossas vidas e na forma como a realidade é percebida por cada um de nós. Para que você compreenda, tomemos como exemplo a Raiva, que é uma das emoções investigadas.

Paul Ekman (2003) e Damacio (2012) identificam emoções básicas ou primárias, de localização no sistema límbico, como: a alegria, a tristeza, o medo, a surpresa, o nojo, o desprezo e a raiva.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Entre os exemplos de sentimento, pode-se citar:

  • Amor.
  • Felicidade.
  • Ódio.
  • Inveja.
  • Compaixão.
  • Decepção.

Emoções Humanas: Descubra quais são as 27 existentes.

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

A continuação, apresentamos 5 deles:

  • Paixão. Pelo menos uma vez na vida, todos já confundimos amor com paixão. ...
  • Desejo. O amor também pode ser confundido com desejo, mas são sentimentos diferentes. ...
  • Gratidão. ...
  • Amizade. ...
  • Admiração.

admiração

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

As principais emoções básicas são:

  1. Alegria. A alegria é uma emoção que se caracteriza pelos sentimentos de felicidade, contentamento, satisfação, sensação de bem-estar e gratidão. ...
  2. Tristeza. ...
  3. Medo. ...
  4. Nojo. ...
  5. Raiva. ...
  6. Surpresa.

O amor é o melhor sentimento que existe e é nele que encontramos toda força, coragem e motivação para tudo em nossas vidas...

Identificando Sentimentos

  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

O termo sentimento é muito usado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Sendo assim, os sentimentos seriam ações decorrentes de uma decisão, além das sensações físicas que são sentidas como conseqüência de amar, por exemplo.

A palavra alegria vem do latim alacer,alecris que significa animado, vivaz, alegre, jovial ou risonho. Então, o estado de alegria é uma emoção boa, cheia de satisfação, plenitude e confiança. Quando estamos alegres, temos a sensação de que devemos seguir em frente. Sentimos vontade de realizar coisas, enfim, de viver.

Na associação livre, as emoções primárias apareceram de forma predominante, destacando-se em primeiro lugar a alegria, seguida da tristeza, felicidade, raiva, medo e amor respectivamente. Emoções mais elaboradas, consideradas secundárias, também foram encontradas como saudade, ódio, paz, ansiedade, etc.

Sentir desgosto o aversão por alguma coisa, ou pior, por alguém, é uma das emoções mais difíceis de controlar por qualquer pessoa. Ao contrário de outros sentimentos como o medo ou a raiva, que aceleram os batimentos cardíacos, esse sentimento faz com que a frequência cardíaca diminua um pouco.

Um sentimento é considerado negativo quando provoca uma sensação de mal-estar, gerando incômodo e desagrado. Alguns sentimentos são indubitavelmente positivos, como a felicidade e a satisfação, e alguns indubitavelmente negativos, como o medo e a frustração.

A análise mais simples separa os afetos em positivos (amor, carinho, fraternidade, compaixão, generosidade etc.) e negativos (ódio, desgosto, desprazer, frustração, decepção).