Quais os tipos de riscos para o RN?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos.

O recém-nascido (RN) de risco é definido como àquele que está exposto a situações em que há maior risco de evolução desfavorável, além de apresentar maior chance do que a média de mortalidade e morbidade 1. Brasil.

Podem ter os olhos inchados, as orelhas dobradas e o nariz entupido por secreções, características normais nos primeiros dias de vida. O olho do recém-nascido é capaz de observar a 20 cm. de distância, é muito sensível à luz e vê em três dimensões.

A pulseira de identificação do recém-nascido deve conter, no mínimo, o nome da mãe e número do prontuário, além de ser colocada no tornozelo para evitar perda da mesma(3).

A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.

Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de ser submetido, gratuitamente, à realização de quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados “exames da triagem neonatal”, sendo eles: teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha e teste do coraçãozinho.

Conclusão: Parto na adolescência, mecônio, apresentação anômala, parto cesáreo e sexo masculino são fatores de risco para a reanimação. Recém-nascidos pré-termos e aqueles com <2500g possuem maior chance de serem reanimados. A qualidade do atendimento é fundamental para a melhora do Apgar e para a baixa mortalidade.

A triagem neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento, o acompanhamento dos casos diagnosticados e a incorporação e uso de tecnologias voltadas para a promoção, prevenção e cuidado integral.

Por isso, o choro não deve ser ignorado. Atender seu pequeno é uma maneira de transmitir confiança e amor. Ele irá se sentir mais seguro, entenderá que não está sozinho e que suas necessidades serão satisfeitas quando ele precisar de cuidados.

Uma injeção intramuscular de vitamina K é recomendada para todos os recém-nascidos para reduzir o risco de hemorragia no cérebro após o parto. Se uma deficiência de vitamina K for diagnosticada, essa vitamina costuma ser administrada por via oral ou por injeção subcutânea.

Baixo peso ao nascer: menor que 2.500 g; Muito baixo peso ao nascer: menor que 1.500 g; Extremo baixo peso ao nascer: menor que 1.000 g. A classificação dos recém-nascidos relacionando o seu peso de nascimento e sua idade gestacional (IG) é muito importante.

Relata-se que valores de saturação de O2 entre 85% e 93% são suficientes para manter a pO2 normal na maioria do tempo, eli- minando as variações como a hipoxemia e hiperóxia durante o período neonatal.

No recém-nascido a frequência normal varia entre 120-160bpm. Alguns autores consideram que estes valores podem variar entre 80 e 180bpm. Sendo considerado taquicardia valores acima de 160 com RN em repouso e bradicardia, valores abaixo de 100bpm. 1.

Manter a temperatura corporal entre 36,5 e 37,0ºC, mantendo temperatura ambiente de 26ºC. Monitorizar a oxigenação, através da saturação (Sat) de O2. Manter a permeabilidade das vias aéreas, aspirar boca e nariz, caso seja necessário.

Com 30 minutos nos braços da mãe, o RN começa a procurar o seio instintivamente para se alimentar. Ou seja, ao separar o bebê recém nascido da mãe, e dar banho logo após o parto pode dificultar esse processo de reconhecimento e consequentemente atrapalhar a amamentação.