Quais os tipos de rapadura que existe?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O mundo da rapadura é diversificado, não existe apenas um único tipo de doce. A produção do doce de cana evoluiu tanto que hoje em dia é possível encontrar rapadura de doce de leite, de amendoim, de laranja, goiaba, jaca, abacaxi, coco, gengibre, gergelim, leite em pó e até mesmo de queijo.

Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo. Fabricada em pequenos engenhos de açúcar, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual.

Assim, a rapadura pode melhorar o condicionamento físico e saúde em geral, pois é um adoçante natural, mais saudável que o açúcar refinado que é carregado de substâncias não muito benéficas ao organismo.

Benefícios. A rapadura é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio. Outro fator importante para a saúde humana é que ela contém vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B3, que são benéficas para o sistema nervoso.

Iraquara

Pezinho, de Iraquara, na Bahia. Ele diz fazer a melhor rapadura do Brasil! rural de Iraquara, na Chapada Diamantina, Bahia.

Magnésio; Potássio. Dessa forma, a rapadura é considerada o tipo de açúcar derivado da cana mais saudável para o homem e para o meio ambiente, uma vez que o processo de refinamento não envolve o gasto de água.

É importante lembrar que a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, diabetes, triglicerídeos e colesterol elevados.

Benefícios da Rapadura

  • Ser energético natural;
  • Por conter ferro e vitaminas do complexo B, previne anemias;
  • Devido a presença de vitaminas do complexo B, melhora o funcionamento do sistema nervoso;
  • Contém cálcio e fósforo, prevenindo cãibras e osteoporose.

Rapadura: fonte de energia, carboidrato, minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, e vitaminas do complexo B como tiamina, riboflavina e niacina.

Sobre: A rapadura é considerada um tipo de “açúcar orgânico” e é o melaço sólido que resulta da cana de açúcar após os processos de moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. Sugestões e Receitas: Adicione a biscoitos, bolachas, bolos e sobremesas, em alternativa ao açúcar refinado.

- As vitaminas do complexo B contidas na cana-de-açúcar ajudam no crescimento do esqueleto e do tecido conjuntivo. - A rapadura preta cura anemia e fortalece os ossos. É bom para gestantes e mulheres que estão amamentando.

Conforme a nutricionista, o diabético deve cortar de sua dieta o açúcar (substituir por adoçantes), mel, melado, caldo de cana, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo e consumo excessivo de sal também são ...

Ela pode ser servida sozinha, como uma sobremesa, ou junto com outro doce, como o famoso pé-de-moleque, por exemplo. O bom disso tudo é que as receitas de e com rapadura são todas muito simples e variadas.

Ao contrário do que muitos pensam, o açúcar mascavo não é a rapadura ralada. Ele também é produzido a partir do melado de cana, que deve ser batido até a secagem. Assim como a rapadura e o melado de cana, o açúcar mascavo não passa por refinamento, conservando todos os nutrientes da cana-de-açúcar.

A rapadura pode ser utilizada para substituir o açúcar refinado, tanto na culinária quanto no uso de sucos, chás, dentre outros alimentos. Por ser considerado um produto natural sua utilização é imensamente mais saudável que o uso de açucares refinados.