Quais os tipos de portas lógicas?

Perguntado por: igoulart . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Portas Lógicas

  • Porta Lógica NOT.
  • Porta Lógica AND.
  • Porta Lógica OR.
  • Porta Lógica NAND.
  • Porta Lógica NOR.
  • Porta Lógica XOR.
  • Porta Lógica XNOR.

As portas lógicas são portas que executam o processamento de duas ou mais entradas digitais (E, OU, NOT), enquanto as funções são mais complexas e são derivadas das portas lógicas básicas (NOU, XOU, etc).

Os circuitos lógicos dos sistemas digitais podem ser de dois tipos: circuitos combinacionais ou circuitos seqüenciais.

As portas lógicas OU EXCLUSIVO (XOR) utilizam-se do operador de soma lógica, com um círculo. A saída é igual a 0 se as entradas forem iguais. A saída é igual a 1 se as entradas não forem iguais, se uma delas diferirem das outras.

Portas ou circuitos lógicos são dispositivos que operam e trabalham com um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito.

O NAND é uma operação lógica binária, através da qual normalmente, os valores de duas proposições produzem um valor falso se e somente se ambos seus operandos forem verdadeiros. Ou seja, o NAND produz um valor verdadeiro se, e somente se pelo menos um de seus operandos for falso.

A porta XOR (Exclusive OR / OU Exclusivo) é uma porta de duas entradas que produz em sua saída o nível lógico 1 quando suas entradas tiverem valores diferentes entre si, e o nível lógico 0 zero) quando as entradas forem iguais.

A porta lógica NOT é a mais básica de todas as portas lógicas, possuindo uma única entrada, e sua saída é o complemento dessa entrada. É uma porta inversora (ou buffer inversor), ou seja, o valor lógico da entrada é invertido na saída.

Existem 65.536 portas TCP, numeradas de 0 a 65535. Cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente, de forma que em teoria poderíamos ter até 65536 serviços diferentes ativos simultaneamente em um mesmo servidor, com um único endereço IP válido.

0 até 1023 - São as consideradas “portas conhecidas”. Portas nesse intervalo são fornecidas apenas para serviços estabelecidos e grandes empresas ou centros de pesquisa de confiança. 1024 até 49151 - São as chamadas “portas registradas”.

As famílias TTL (Transistor-Transistor Logic) usa transistor bipolar como seu principal componente, enquanto a família CMOS usam os transistores unipolares MOSFET (transistor de efeito de campo construído segundo a técnica MOS - Metal Oxide Semicondutor) como seu elemento principal de circuito.

Quanto às portas lógicas AND e OR podemos afirmar? RESPOSTA: LETRA (B) Por definição, a porta OR corresponde à soma de sinais e AND à multiplicação de sinais.

Devido a essa característica, os circuitos elétricos das residências e da iluminação pública são projetados em circuito paralelo.

As três principais portas lógicas utilizadas em circuitos digitais são: porta AND (lógica E), OR (lógica OU) e NOT (lógica NÃO ou INVERSORA).

As portas lógicas são usadas para implementações físicas da álgebra de Boole. As portas lógicas formam a base do hardware a partir do qual todos os circuitos digitais são construídos.

As portas AND, OR, NAND, e NOT servem para calcular as respectivas funções das entradas, e emitir o resultado à saída. Por padrão, todos as entradas que não estiverem conectadas serão consideradas desligadas e, portanto, ignoradas - isso é, se a entrada realmente não tiver algo ligado a ela, nem mesmo um fio.

As portas são locais virtuais dentro de um sistema operacional onde as conexões de rede começam e terminam. Elas ajudam os computadores a classificar o tráfego de rede que recebem.

A universalidade das portas NAND e NOR diz respeito ao fato de elas poderem se transformar em qualquer outra porta lógica elementar. Isto é feito configurando elas de diferentes formas para que a tabela-verdade resultante seja igual à de uma outra porta lógica.

A porta lógica de origem, a grosso modo, é um dado capaz de identificar e individualizar um usuário dentro do provedor de conexão em que o mesmo IP foi distribuído para um grupo de pessoas.

A negação da porta C é ~C.

XOR com portas NAND
Podemos então substituir as portas lógicas inversoras por uma porta lógica NAND. Se as duas entradas de uma porta NAND são zero, a saída é um. Então, mesmo mudando a lógica e permanecendo uma entrada como um, o resultado da operação de uma porta NAND, de duas entradas em zero, é um.