Quais os tipos de penitência?

Perguntado por: egeraldes2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O pároco explica que há três tipos de penitências: de esmola – também conhecida como caridade – , de oração e de jejum. Ele detalha o que significa cada uma delas.

Trata-se de fazer um sacrifício como forma de oração e de boa disposição diante de Deus; de uma prática de autodisciplina, que exercita a vontade para poder aplicá-la bem, vivendo uma liberdade mais plena; e de uma renúncia em favor do próximo, compartilhando com os necessitados tanto a condição de fome quanto a comida ...

Antes de tudo é necessária à penitência interior, isto é, o arrependimento e a purificação dos próprios pecados, o que especialmente se obtém com uma boa confissão e comunhão, e com a assistência ao sacrifício eucarístico.

Cân. 965 — O ministro do sacramento da penitência é somente o sacerdote. Em João 20,21 Jesus diz aos discípulos: “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”, e segue dizendo-lhes, “recebei o Espírito Santo.

Dentre as práticas penitenciais realizadas nesse “tempo de con- versão”, podemos destacar o jejum, a promessa, o ex-voto, a confis- são e a oração.

O Jejum é para que o coração se torne mais disponível para Deus e mais solidário para com o próximo. A Penitência não visa primeiramente às obras exteriores, mas a conversão do coração.

É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV. Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Em 2023, a quaresma começará no dia 22 de fevereiro e terminará no dia 6 de abril.

Quaresma é o período de 40 dias de penitência que precede a festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por mais que a Quaresma termine na Quinta-feira, na missa da Ceia do Senhor, o Jejum da Quaresma ou as penitencias quaresmais devem acabar somente após a Missa da vigília Pascal, no Sábado Santo ou no Domingo de Páscoa.

Se isso vier a acontecer é você refletir, e continuar a sua promessa ou penitência. Não é porque você se esqueceu e quebrou o jejum que deve parar com o seu propósito. Você deve continuar, pois Deus entende que somos fracos e frágeis.

O jejum é uma forma de penitência, de pedir perdão a Deus pelos pecados cometidos e nos aproximar dele. Na Quaresma, intensificamos essa prática como uma forma de preparação para a Páscoa. Somos educados por Deus para nos sentir mais próximos dele.

A matéria do sacramento da Penitência
Propriamente falando, a matéria deste sacramento são os atos do penitente ou pessoa que vai confessar. Estes atos se resumem em: contrição, confissão dos pecados e cumprimento da penitência ou satisfação (DS 1320).

Pontos importantes antes de realizar o jejum:

  1. Oferecer a Deus todo o sacrifício e penitência do jejum.
  2. Não murmurar durante a prática do jejum, permanecer alegre.
  3. Permanecer em oração elevando seus pensamentos e atitudes a Deus.

É chamado sacramento da confissão, porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento.

Em primeiro lugar, a penitência nos ajuda a nos concentrar em nossa relação com Deus e a reconhecer nossos erros e falhas. Ao nos arrependermos de nossos pecados e buscar a reconciliação com Deus, podemos nos aproximar dele e fortalecer nossa fé.

1 arrependimento, remorso, contrição. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 castigo, pena, punição. 3 tormento, sofrimento, dor.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.