Quais os tipos de orientação espacial?

Perguntado por: lalegria5 . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Orientação: pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. - As várias formas de se orientar no espaço.

B) orientação espacial – são atividades em que a criança precisará orientar-se no espaço e, para isso, geralmente são utilizados pontos de referências conhecidos pelas mesmas. São atividades dinâmicas e que exigirão da criança perceber caminhos, relações que ela fez para chegar a determinado lugar.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são: o gnômon, a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS. (SE) e Sudoeste (SO). Bússola - Um dos mais importantes instrumentos da história, é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem.

Orientação espacial
Orientação de objetos no espaço tridimensional; capacidade de perceber e discriminar visualmente objetos e pessoas pela sua forma, tamanho, etc. e aquisição de orientação gráfica.

Os quatro tipos de orientação de mercado
Atualmente, considera-se que há quatro tipos de orientação de mercado. São elas: produção, produto ou serviço, vendas e marketing.

Significado de Orientação
Indicação do lugar onde se está: senso de orientação. Reunião dos preceitos que devem ser cumpridos: orientação para o projeto. [Figurado] Direção que impulsiona alguém para determinada coisa; impulso: orientação para música. Direção dos pontos cardeais: orientação cardeal.

Eles são quatro:

  • norte (N)
  • sul (S)
  • leste (L)
  • oeste (O)

Os meios pelas quais podemos nos orientar são vários: o Sol, a Lua, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério norte), a bússola de mão, entre outros. Para utilizar estes meios de localização precisamos conhecer os pontos cardeais e colaterais representados por meio da rosa dos ventos.

Dentre vários instrumentos inventados o mais utilizado é a bússola, esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos. A bússola é instalada em aviões, navios e carros e motos de competição de rally, isso para manter as pessoas em sua devida direção pretendida.

Para localizar lugares ou objetos com exatidão na superfície terrestre, usa-se um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os mapas e globos. Essas linhas são denominadas paralelos e meridianos. Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta.

A rosa dos ventos é uma representação utilizada para a orientação no espaço geográfico. Ela apresenta, de forma geral, os pontos cardeais e colaterais, ou seja, as principais direções utilizadas para o deslocamento espacial.

Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.

A capacidade de percepção espacial é importante e útil para pessoas de todas as idades, pois usamos constantemente essa habilidade cognitiva. Por exemplo, quando caminhamos, quando nos vestimos ou mesmo quando desenhamos.

A bússola é um objeto usado para localização e orientação espacial, baseada em propriedades do magnetismo tanto dos materiais ferromagnéticos, quanto do campo magnético terrestre.

Sistema de Posicionamento Global

O instrumento mais moderno de orientação foi criado na década de 1960. O GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) funciona por meio de satélites que orbitam a Terra. Dessa forma, é capaz de localizar e indicar qualquer ponto na superfície do nosso planeta.

Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer. Nessa direção está o Leste. Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte.

As noções espaciais ajudam a criança a conhecer e compreender melhor o espaço ao qual está inserido, facilitando assim, suas vivências nesse lugar e também uma visão mais ampla sobre esse espaço. As noções temporais favorecem a construção temporal, ou seja, a noção da simultaneidade de acontecimentos.

Primeiro, é preciso estabelecer uma rotina escolar — horários de entrada e de saída da escola, hora do lanche, das brincadeiras em sala de aula e no pátio, dentre outras atividades que sejam praticadas. Depois, é importante usar essa rotina, bem como a rotina da criança em casa, como ferramenta nas rodas de conversa.