Quais os tipos de organograma de uma empresa?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 25 de abril de 2023
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7 tipos de organograma de uma empresa

  1. Organograma vertical. ...
  2. Organograma horizontal. ...
  3. Organograma circular. ...
  4. Organograma linear. ...
  5. Organograma funcional. ...
  6. Organograma em barras. ...
  7. Organograma matricial.

Existem diversos tipos de organograma, como o clássico, o horizontal e o vertical. E, pode ser definidos como uma representação visual da empresa, onde é possível visualizar e definir a estrutura organizacional para facilitar o entendimento dos diversos níveis hierárquicos.

O organograma empresarial é um mapa que mostra as relações hierárquicas entre os diferentes departamentos e funções da empresa. Ele também pode incluir informações sobre quem é responsável por cada área e como as diferentes áreas da empresa estão interconectadas.

Em seu modelo clássico, o organograma empresarial é demonstrado visualmente na forma de um gráfico com “caixas” representando os cargos e distribuídas umas acima das outras. Na parte superior do gráfico ficam os cargos de liderança – com o proprietário ou presidente no topo.

Já os organogramas não clássicos se dividem em horizontal, circular, linear de responsabilidade, matricial, bandeira, em barras e lambda. Entenda um pouco sobre cada possibilidade!

7 tipos de organograma de uma empresa

  1. Organograma vertical. ...
  2. Organograma horizontal. ...
  3. Organograma circular. ...
  4. Organograma linear. ...
  5. Organograma funcional. ...
  6. Organograma em barras. ...
  7. Organograma matricial.

Organograma circular ou radial
Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do contato de clientes com os setores da empresa ou com a direção.

A estrutura do organograma matricial tem como objetivo organizar uma empresa com times compostos por profissionais de diferentes especialidades e departamentos, trabalhando juntos por um mesmo objetivo.

Criado essencialmente para dar representação gráfica às relações entre cargos na organização, o organograma tem, bàsicamente, duas partes interligadas - linhas e retângulos -, sendo que as primeiras representam o fluxo da autoridade na organização e os últimos os cargos entre os quais flui a autoridade.

A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

O organograma tradicional, como o próprio nome diz, remete à ideia de empresas cujas estruturas seguem uma linha mais tradicional, hierárquica e, de certa forma, rígida. Nele, quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigida por determinado cargo ou setor, maior será a altura da posição desses no organograma.

Um organograma vertical, também chamado de organograma linear, é o tipo mais comum. Este organograma consiste de uma hierarquia. Uma hierarquia é quando um grupo ou pessoa está na parte superior, enquanto aqueles com menos poder estão abaixo, formando uma pirâmide.

O organograma circular é uma forma de estruturação e de representação das relações de poder e hierarquia dentro da empresa que expõe a relação entre as diferentes áreas da empresa e as correlações entre elas.

O organograma de uma empresa é, basicamente, uma maneira de organizar e documentar a estrutura organizacional da companhia. Essa organização é utilizada para estabelecer as hierarquias necessárias para a empresa funcionar da melhor maneira.

O que mais vejo acontecendo é a área de RH sendo implementada sob o “chapéu” da área administrativa, atuando principalmente em subprocessos transacionais e na necessidade de operacionalizar o processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores.

Por meio do organograma vertical é que a empresa vai oficializar a organização do seu negócio, definindo as relações hierárquicas dos setores, cargos e funções. Dessa forma, essa ferramenta serve para mostrar como funciona a organização.

Um organograma pode ser criado utilizando caixas, em que cada uma contém os cargos existentes na corporação, como Presidente, CEO, diretores, gerentes, auxiliares, estagiários, entre outros. Essas caixas são conectadas por linhas e organizadas de forma que represente as hierarquias.

Os 3 elementos fundamentais de uma empresa
As empresas são formadas por três elementos ou recursos: materiais: engloba matéria-prima, maquinário, tecnologia e toda a logística necessária para que a empresa funcione; humanos: empresários, administradores e funcionários que ocupam cargos e executam funções na empresa.