Quais os tipos de Ora-pro-nóbis que existem?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Comumente são abordadas as espécies P. aculeata (flores brancas), P. bleo (flores alaranjadas - o tom pode variar, desde laranja mais avermelhado a um rosa-salmão) e P. grandifolia (flores cor-de-rosa) ao se falar de ora-pro-nóbis, inclusive em listagens de plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

as plantas que tem folhas amarelas elas não podem ser consumidas. cruas algumas folhas que tem aqui a parte de dentro da folha azulada ou o talo é azul ou. a flor não é branca ou amarela não pode ser consumida crua Então qual que pode consumir crua essa que tem o barato que é realmente verde e que as flores são.

nativa do Brasil tem outras espécies de ora-pro-nóbis que também são nativas do Brasil e algumas outras são nativas da América Tropical. então é possível a gente encontrar. ora-pro-nóbis desde os Estados Unidos até o sul da Argentina.

anemia ferropriva

Ajuda a combater anemia
Um forma de prevenir a anemia ferropriva é ingerir, regularmente, alimentos ricos em ferro. A ora-pro-nóbis é um deles. Se você estiver em tratamento para anemia ferropriva, ingerir alimentos ricos em ferro pode ser uma forma adjuvante de curar a doença.

Faz bem para a saúde? Sim, a ora-pro-nóbis é rica em nutrientes como magnésio, ferro, cálcio, zinco, manganês, ácido fólico, vitaminas A e C, fibras e triptofano. Também é famosa pelo seu valor proteico, sendo excelente opção para substituir carnes no seu dia a dia.

Você sabia que existe Ora-pro-nobis sem espinho? A Bertalha (Anredera cordifolia) ou espinafre-gaúcho também é conhecida como ora-pro-nobis sem espinho em algumas regiões brasileiras. É uma trepadeira que pode ser consumida como um espinafre. É uma das PANC que podem ser consumidas cruas.

Ela possui folhas verde-escuras e macias, que podem ser usadas no preparo de saladas e chás. Além disso, a ora-pro-nóbis possui espinhos em sua extensão e, por isso, seu manuseio deve ser feito com bastante cuidado.

Consumir Ora-Pro-Nobis ajuda na digestão
O processo digestivo como um todo é beneficiado pelo consumo das folhas de Ora-Pro-Nobis. Essa sensação se deve ao alto teor de fibras desse alimento. A erva quando consumida em saladas e sopas, gera saciedade.

QUANTAS FOLHAS DE ORA-PRO-NÓBIS DEVO COMER POR DIA? Não há uma quantidade máxima definida para consumo das folhas de ora-pro-nóbis. Apesar disso, é suficiente 100 gramas da planta para as necessidades diárias de um adulto.

Possui folhas comestíveis de alto valor nutricional, como todas as variedades de Ora-pro-nóbis: é um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Utilizam-se as folhas frescas ou secas e moídas na forma de pó. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.

Uma curiosidade é que a flor da ora-pro-nóbis, que tem um sabor adocicado, também pode ser consumida. Uma sugestão é usá-las como ingredientes em saladas. Mas é preciso cuidado para retirar as flores, já que a planta apresenta pequenos espinhos que podem machucar.

a planta só dá fruto flores se ela tiver uma boa adubação também só dá mudas se é do bastão tiver em dia tá gente adubação é como a vitamina para o nosso organismo. você precisa cuidar para poder ter aí usufruto né o benefício.

Proteínas. A alta concentração de proteínas da ora-pro-nóbis contribui para a formação e fortalecimento da musculatura. O aminoácido também atua na redução da pressão arterial, na prevenção da diabetes e também no fortalecimento do sistema imunológico.

ORA-PRO-NÓBIS FORTALECE A IMUNIDADE
Contém diversos minerais, como ferro, cálcio, manganês e fósforo; além de grandes quantidades de vitamina A, C e complexo B. Por causa disso, a ora-pro-nóbis funciona para fortalecer o sistema imune de quem a consome rotineiramente.

Não há evidências científicas que sugiram que o consumo de ora-pro-nóbis possa fazer mal para o fígado. Na verdade, a planta é conhecida por ser rica em nutrientes, tais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A e C, e fibras alimentares, além de apresentar propriedades antioxidantes.