Quais os tipos de oferendas?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Nossas oferendas costumam ser, em seu maioria, flores, frutas, velas, fumo e bebidas que oferecemos aos Orixás ou aos Guias como forma de agradecimento ou homenagem, pois sabemos que a energia daquele elemento e sobretudo, a energia de amor e fé que é colocada naquela oferenda, será manipulada pelos Guias Espirituais ...

Todas as religiões realizam oferendas. Os católicos dão a hóstia e o vinho; os judeus sacrificam um cordeiro na Páscoa; os orientais dão alimentos e objetos; ou seja, não são diferentes de ninguém.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

Não se esqueça! Uma semana antes de fazer as oferendas para Orixás, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcóolicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Se precisar colocar as graças em locais isolados, evite ir sozinha ou a noite e sempre respeite a natureza.

Quando se acende mais de uma vela e, todas as chamas ESTÃO altas e brilhantes: erga as mãos para o céu e agradeça pela benção que está recebendo em seu pedido. Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito.

As grandes oferendas são, geralmente, compostas por comidas salgadas, vários animais e outros quitutes e os doces aparecem como um elemento extra, algo que é além do pedido, que ultrapassa a obrigação e reforça os afetos e a crença com e nos orixás.

Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

A Lei do Axé não impede, no entanto, que a oferenda ou o despacho sejam recolhidos pelos serviços de limpeza urbana da cidade. "Oferenda não pode ser tratada como lixo, sendo alvo de multas.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

No candomblé, uma oferenda é necessariamente um sacrifício de origem animal. Também serve para alimentar uma comunidade inteira, pois, nas casas de candomblé não é permitido a compra em supermercados, de frangos empanados para oferecer aos Orixás.

Características de uma pessoa que tem pomba-gira
Também podem vir cobranças através de sonhos, através de terceiros (alguém pode lhe avisar que tem uma pomba-gira perto de você), ou sinais físicos como uma rosa, uma saia rodada, um incenso e outros elementos relacionados ao trabalho dentro de um terreiro.

Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, a divindade é associada à maternidade e à fecundidade, sendo uma das mais cultuadas e reverenciadas pelos praticantes de religiões de matrizes africanas. Iemanjá também é considerada protetora dos pescadores e jangadeiros.

Pomba-Gira Cigana é uma entidade amiga especialista em amor e prosperidade. Ela inspira liberdade através de uma figura feminina sagrada. Além disso, ela caminha ao lado de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações. Conheça as simpatias da Pomba-Gira Cigana para atrair amor e prosperidade.

A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.