Quais os tipos de mordidas erradas?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 4 votos

TIPOS DE MORDIDA ERRADA

  • PROGNATISMO. É caracterizada quando a mandíbula inferior ultrapassa a superior, causando principalmente problemas na mastigação. ...
  • RETROGNATISMO. É o contrário do prognatismo, com o maxilar superior maior que o inferior. ...
  • CRUZADA. ...
  • APINHAMENTO. ...
  • DIASTEMA. ...
  • PROFUNDA. ...
  • ABERTA. ...
  • FECHADA.

A mordida correta é aquela em que todos os dentes se encaixam. Quando isso acontece, é mais fácil manter o bom funcionamento de todas as funções realizadas pela boca,além, é claro, de deixar o sorriso esteticamente mais harmônico. Nela, os dentes superiores tocam os inferiores de forma alinhada.

Basicamente, existem dois tipos de mordida cruzada: a anterior e a posterior. No primeiro caso, os dentes anteriores superiores da frente se fecham por trás dos dentes anteriores inferiores. Já no segundo caso, são os dentes de trás que se cruzam de forma errada.

Como dissemos anteriormente, o crocodilo-do-nilo lidera o ranking da mordida mais forte do mundo. Porém, por incrível que pareça, este animal não tem forças para mastigar. Então, ele leva a presa para a água e gira o próprio corpo até rasgar os pedaços de carne e engoli-los inteiros.

De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, em que a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior. Porém, essa tarefa nem sempre é fácil. Alguns hábitos simples, como chupar chupeta ou respirar pela boca, já são suficientes para desalinhar o sorriso.

A forma correta é ficar apoiada com suavidade no palato da boca, o famoso 'céu da boca'. A ponta da língua fica em contato com a chamada papila palatina e o restante se apoia na parte mais alta do céu da boca, isso quer dizer que ela fica curvada.

A mordida cruzada, também referida como mordida invertida, é uma de muitas situações de alteração da posição dos dentes em que se verifica uma má oclusão na articulação entre os maxilares, dando por vezes a aparência de “boca torta” devido ao desvio mandibular que pode envolver.

“Geralmente, a mordida cruzada tem razões genéticas, mas também pode ser ocasionada por fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta, uso prolongado de mamadeiras, perda precoce de dentes, entre outros.

Há seis opções de tratamento possíveis:

  1. Aparelho ortodôntico. O aparelho ortodôntico alinha os dentes superiores e inferiores para corrigir o posicionamento da mordida. ...
  2. Expansor palatino. ...
  3. Aparelho de tração extrabucal. ...
  4. Extração de dentes. ...
  5. Restaurações dentárias. ...
  6. Cirurgia.

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, o alinhador transparente é a principal inovação para quem deseja ter dentes alinhados e um sorriso perfeito. Produzido a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece mais conforto aos pacientes.

Além disso, em uma arcada dentária perfeita, ao fechar a boca, os 32 dentes (em adultos) da arcada superior e inferior se encaixam, com os de cima ficando um pouco à frente.

Ele ocorre quando o paciente, ao tentar encostar os dentes superiores e inferiores, não consegue e se forma, assim, um espaço entre as estruturas de cima e de baixo.

6 - Mordida topo a topo: quando os dentes anteriores superiores e inferiores batem no topo um do outro, causando problemas na mastigação e podendo gerar perdas ósseas e disfunções na articulação temporomandibular (ATM).

Mordida aberta: tempo de tratamento pode variar
Com o devido uso do aparelho ortodôntico, é possível que a mordida feche no período de 6 a 12 meses. No entanto, de acordo com a dentista, esse tempo pode variar, pois cada caso tem suas particularidades e demanda certos cuidados.