Quais os tipos de mal?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Primeiro, é importante distinguir entre dois tipos de mal: o mal moral e mal natural. O mal moral resulta das ações de criaturas livres.

O mal moral é o pecado. Logo, esse depende de nossa má von- tade, sendo essa uma vontade má, uma “causa deficiente”, embora o fato de termos recebido de Deus uma vontade livre ser para nós grande bem, o mau uso desse grande bem seria um mal.

Deus é o responsável pela criação de tudo que existe no mundo; apesar disso, não poderia ser Ele, que é sumamente bom, o responsável pela criação do mal. Se considerarmos a hipótese do mal ter-se originado do demônio, a dúvida permanece: de onde veio o demônio, então?

a) Mal Metafísico-Ontológico: seria a existência do mal como um ser em si e/ou como uma força exterior às coisas existentes; b) Mal Moral: seriam as ações más, que são cometidas pelos seres existentes; c) Mal Físico: seriam todos os tipos de corrupção ou degeneração das coisas existentes, tais como a morte e doenças.

Primeiro, é importante distinguir entre dois tipos de mal: o mal moral e mal natural. O mal moral resulta das ações de criaturas livres. Homicídio, estupro e roubo são exemplos. O mal natural resulta de processos naturais como terremotos e inundações.

Mal (do termo latino malu) geralmente se refere a tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser destruído. O mal está no vício, em oposição à virtude.

Na verdade, a origem do mal está no livre arbítrio humano; ao conviver no mundo corporal o homem se entregou a certas paixões que deveriam ser usadas apenas como instrumentos de trabalho, instrumentos para sua sobrevivência.

O problema do mal é a tensão entre a suposta existência de uma pessoa divina sumamente boa, omnisciente, omnipotente e criadora, por um lado, e a existência de mal supostamente gratuito.

No metafisico-ontológico, o mal não existe, ele é a privação do bem; o mal moral, é o pecado, ou seja, o abuso da vontade livre ou a má escolha da vontade que nos afasta do Sumo Bem.

Assim, pode-se dizer que a ética trata do que é "bom" e do que é "mau" para nós. Bom e mau, ou melhor, Bem e Mal, entretanto, são valores que não apresentam, para o ser humano, um caráter absoluto. Ao longo dos tempos, nas mais diversas civilizações, várias interpretações serão dadas a essas duas noções.

O mal no nível físico
Para Agostinho, “'males naturais' é uma questão de interesse muito subordinado. Ele não os atribuiria a Deus, mas ao homem. Para ele, não existe uma coisa como 'o mal natural'. Ele diz que as coisas são boas, porém o ser humano fez com que elas tomassem um aspecto mal.

Tornamo-nos presas das coisas a que nos apegamos, porque o apego nos faz mal. Por esse motivo, a morte, para muitas pessoas, acaba sendo uma tragédia, só de pensar nela. Somos tão apegados a essa vida, que nem conseguimos ter afeição pelas coisas eternas: “Eu quero ir um dia para o céu, mas daqui quinhentos anos!”.

A palavra desgraça significa desastre, maldição, sofrimento, algo muito negativo. A maioria dos versículos da Bíblia são citados neste sentido.

7 Eu aformo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o bmal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. 8 Destilai vós, céus, dessas alturas, e as nuvens chovam ajustiça, abra-se a terra, e bproduza-se toda sorte de csalvação, e a justiça frutifique juntamente; eu, o Senhor, as criei.

Problemas metafísicos. A metafísica busca estudar os principais problemas provenientes do pensamento metafísico (de Platão e Aristóteles), assim como tematizar seus antecedentes, as discussões em metafísica são múltiplas e variadas, sendo especialmente difícil identificar algo comum a todos os problemas em debate.

Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.

A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.

Continuar lendo Foi mal ou foi mal?