Quais os tipos de liquidez?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

A administração contábil das empresas utiliza 4 tipos de indicadores de liquidez para se organizarem:

  • Liquidez Corrente;
  • Liquidez Seca;
  • Liquidez Imediata;
  • Liquidez Geral.

Os fundos de renda fixa costumam ter mais liquidez, uma vez que geralmente concentram boa parte de seus ativos em títulos públicos. Para um fundo de renda fixa, é bastante comum ver liquidez em d+0 ou d+1. Por outro lado, os fundos multimercado e os fundos de ações podem levar mais tempo para serem resgatados.

No caso da liquidez corrente de uma empresa, o termo faz referência ao tempo em que a companhia poderá converter determinado ativo em dinheiro, fazendo com que a saúde financeira daquela companhia seja de certa forma protegida em meio a dívidas e custos.

Para investidores, o índice de liquidez mais importante é o geral. Isso por que é o único capaz de mostrar não só a situação atual da empresa, mas sua capacidade de cumprir com obrigações futuras.

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).

Para o caso de quem busca liquidez diária, a melhor opção é o SELIC. No Tesouro SELIC, se você quiser resgatar o seu investimento antes do prazo final de vencimento, não há nenhum problema. Basta solicitar o resgate e, em um dia útil, o dinheiro estará na sua conta.

O significado de liquidez se refere a uma característica dos investimentos que representa o quão fácil é transformá-lo em dinheiro. Em outras palavras, um investimento tem mais liquidez quando é mais simples e fácil resgatar os valores investidos em dinheiro.

Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que você possui para receber dinheiro em mãos. A seguir, temos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender como este é um conceito importante na hora de investir.

O que é liquidez imediata? Como o nome sugere, o índice de liquidez imediata procura entender a capacidade de uma organização cumprir com suas obrigações e realizar os pagamentos imediatamente. Isso é bom para avaliar se a empresa conseguiria lidar com emergências financeiras.

Afinal, a liquidez está diretamente ligada às possibilidades de rendimento do investimento. Por exemplo, deixar dinheiro em produtos de liquidez alta é útil para ter suporte em emergências. De outro lado, ativos com liquidez mais baixa são aqueles que costumam promover a otimização dos seus ganhos.

Dessa maneira, resumidamente, podemos dizer que: a liquidez imediata trata das obrigações da empresa a curtíssimo prazo; a liquidez seca e a corrente dizem respeito às obrigações de curto prazo e. a liquidez geral compreende as obrigações de longo prazo.

O que é liquidez geral? A liquidez geral é um indicador financeiro cujo objetivo é mensurar a capacidade de uma organização de cumprir com suas obrigações a curto e longo prazo. Ou seja, se a empresa tem condições de arcar com suas dívidas.

A liquidez seca é uma métrica empresarial usada para mensurar a capacidade de uma empresa de quitar suas obrigações financeiras a curto prazo. Sendo assim, apenas o capital com alta liquidez é considerado como fonte financeira nesse cálculo.

A fórmula fica da seguinte forma: Liquidez geral = (Ativo circulante + Realizável de médio e longo prazo) / (Passivo circulante + Exigível em médio e longo prazo).

O grau de liquidez no mercado financeiro trata-se de uma medida que indica a capacidade de um ativo ou investimento ser convertido em dinheiro. Dessa forma, o indicador mostra a facilidade de comprar ou vender no mercado.

Liquidez é a capacidade de um ativo ser convertido em dinheiro. A liquidez é uma característica importante para investidores, pois permite que eles possam facilmente entrar e sair de uma posição de investimento.

6 tipos de investimento com liquidez diária para conhecer

  1. CDB. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos de renda fixa mais populares entre os investidores brasileiros. ...
  2. Títulos do Tesouro Direto. ...
  3. Conta Rendeira PagBank. ...
  4. Fundo DI. ...
  5. Ações. ...
  6. Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

A ação ordinária da Vale é a mais líquida do mercado movimentando R$ 1,98 bilhão, que sozinha representa 9,4% do total. A Petrobras tem a ação preferencial na segunda posição e a ordinária na decima primeira posição com 7,88% e 1,88% respectivamente, somadas concentram 9,76%.