Quais os tipos de letras que tem?

Perguntado por: npaz7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quais são os diferentes tipos de letras? Letra de forma, letra cursiva e letra de imprensa.

Fontes cursivas são aquelas que seguem a estética da escrita manual, o estilo conhecido popularmente como “letra de mão”. A característica desse tipo de fonte (no nosso alfabeto) são as ligações entre as letras, que, quando escritas manualmente, dão agilidade à escrita.

A letra bastão tem traços simples e é ideal para esse começo. A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes. Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba.

As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.

A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de forma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

Helvetica

Helvetica é sem dúvida o tipo mais famoso do planeta. Originalmente projetado pelo designer suíço Max Miedinger em 1957, este tipo de letra clássico tem sido usado em todos os lugares desde o seu nascimento na década de 1950 até hoje.

O nosso alfabeto apresenta 26 letras maiúsculas e minúsculas. Alfabeto é um conjunto de letras utilizadas na escrita.

O que é Script:
Script é um texto com uma série de instruções escritas para serem seguidas, ou por pessoas em peças teatrais ou programas televisivos, ou executadas por um programa de computador. O termo é uma redução da palavra inglesa manuscript, que significa “manuscrito”, “escrito à mão”.

Tipo de escrita à mão, sem uso de técnicas de caligrafia.

Mesmo assim, é bem fácil diferenciá-las visualmente. Afinal, as letras de forma são escritas de maneira isolada, lembrando bastante os caracteres utilizados em materiais impressos, enquanto as letras cursivas são ligadas umas às outras, permitindo que palavras inteiras sejam feitas com apenas um traço.

Letra cursiva – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O alfabeto completo da Língua Portuguesa tem origem no alfabeto latino ou romano, que é o mais utilizado no mundo e tem 26 letras.

A letra cursiva vem depois porque exige mais habilidade motora, sendo apresentada quando os alunos já conseguem ler e escrever, para que se concentrem mais nas curvas e desenhos das letras sem ter que se preocupar tanto com a construção das palavras.

Algumas escolas possuem a perspectiva de ensinar a letra cursiva ( ) desde a Educação Infantil. Outras, optam pela letra minúscula de imprensa (abc). Outras instituições, ainda, escolhem a letra maiúscula de forma (ABC). Seja qual for a letra escolhida, sempre “dá treta”.

Na língua portuguesa, a letra mais frequentemente usada é a vogal A. A vogal menos frequente é a letra U. A consoante que aparece com mais frequência é a letra S e a mais rara é a letra W (ou a letra X se for considerado o uso inapropriado K, W e Y e a natureza ambígua do W e do Y) [4].

Já a partir dos 6 anos, o pequeno pode ser apresentado à letra cursiva para começar a exercitar movimentos um pouco mais complexos. Por volta dos 6 a 7 anos ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada.

Parece difícil de provar, mas testes efetuados sobre 400 estudantes – o Sans Forgetica foi comparado com o Arial, outra fonte sem serifa – mostraram uma vantagem de 7% na taxa de retenção de informação, a favor do Sans Forgetica. Foi apenas uma diferença entre 50% e 57%.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

7 anos de idade

A princípio, estudos revelam que a fase em que os pequenos aprendem a letra cursiva gira em torno dos 6 e 7 anos de idade. Antes disso, eles já devem ter passado por uma série de exercícios que focaram a grafomotricidade, uma habilidade de total importância para o posterior desenvolvimento da escrita.