Quais os tipos de lambari?

Perguntado por: oalbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

As mais conhecidas são o lambari-guaçu, ou do rabo-vermelho (A. fasciatus), e o tambuí ou lambari-do-rabo-amarelo (A. altiparanae). De porte pequeno, os lambaris têm, em média, dez centímetros de comprimento, chegando a 20 centímetros (caso do lambari-guacu).

Outra espécie bem popular de lambari é o lambari-do-rabo-amarelo, que também é considerada a que fornece maior retorno econômico.

O Lambari habita rios, riachos, lagoas e represas, mesmo onde há ocupação humana. O peixe de água doce chamado Lambari é conhecido popularmente como Piaba.

O lambari roxo é uma espécie de suculenta com folhas pequenas e arroxeadas. Conhecida também como trapoeraba, seus ramos atingem entre 15 a 25 centímetros, se espalhando e embelezando o ambiente. Além de ser bastante utilizado no paisagismo para decoração, o lambari também possui propriedades medicinais.

Os lambaris não dão muito trabalho com a alimentação, pois são onívoros, ou seja, comem de tudo. Gostam de vegetais, desovas e larvas de outros peixes, insetos, crustáceos, sementes, flores, frutas e algas. Também não dispensam rações balanceadas.

A tilápia como espécie principal ocupará metade do volume total de peixes do viveiro. O recomendado é colocar no mesmo espaço espécies como lambaris ou arpas.

A agregação de valor ao lambari atrai mercado: 1 quilo do peixe rende até oito porções do petisco (com dez unidades), vendidas, cada uma, a um preço médio de R$ 4,00.

Lambaris são a base da alimentação de diversos peixes predadores, aves e mamíferos como a lontra (Lutra longicaudis) .

Em quatro meses, o lambari consegue atingir à maturação sexual, onde o macho atinge nove centímetros e a fêmea consegue chegar até doze. Ou seja, possui o crescimento extremamente acelerado, se comparado a outros peixes, o que é uma característica indispensável se você busca uma criação em cativeiro.

O lambari chega à sua fase reprodutiva normalmente após 4 meses. Logo após esse tempo, os peixes já podem começar a procriar. Outra característica sobre o lambari é que ele é um peixe onívoro.

Faça uma boa ceva
Você pode utilizar uma grande variedade de cevas, como quirera grossa de milho, macarrão e ração. Na hora de atrair o lambari, você pode tanto jogar pequenas quantidades na água a cada 10 ou 15 minutos, ou colocar a ceva em um recipiente com furos dentro da água para que atraia o peixe pelo cheiro.

Piaba, piava, piau, aracu, manjuba e lambari são termos sinônimos que designam vários tipos de peixes encontrados nos rios do Brasil.

Entre as espécies protegidas no período estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.

O lambari é uma herbácea perene, muito rústica, de folhagem prostrada e suculenta. Suas folhas são muito decorativas, ovaladas, brilhantes, de coloração verde escura, com duas listras de variegação prateadas na face superior e, completamente arroxeadas na face inferior.

Já a adubação pode ser realizada a cada três ou quatro meses. A coloração do lambari-roxo está diretamente relacionada à quantidade de luz que ele recebe. Quando é mais exposto ao sol, suas folhas podem ficar completamente roxas. Para manter seu aspecto manchado, o ideal é cultivá-la à meia-sombra.

O lambari-roxo floresce no verão ou no início do outono. Também pode ser colhida neste momento secando as flores ao sol para manter sua cor brilhante original.

Uma característica importante dos lambaris é a reprodução parcelada, que possibilita a obtenção de 3 a 4 desovas durante o ano, elevando de modo substancial a produção mas que, por outro lado, pode acarretar dificuldades de manejo por resultar no aparecimento de lotes em diferentes estágios de crescimento.

O ciclo de engorda do lambari é de quatro meses. Num ano bom dá três rodadas por ano, o que não é comum. A densidade é de 50 peixes por metro quadrado. Assim, um tanque de 50 x 20, mil metros quadrados, recebe 50 mil lambaris por ciclo.

Lambari é rico em cálcio
Sua maior vantagem é ser rico em cálcio, sendo uma ótima alternativa a intolerantes a lactose que precisam consumir esse mineral através de outras fontes. Embora seja muito encontrado assado, em diversos lugares do Brasil esse peixe - conhecido em alguns lugares como piaba - é consumido frito.