Quais os tipos de intervenção psicopedagógica?

Perguntado por: omorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
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  • Abordagens da intervenção psicopedagógica.
  • Dificuldades acadêmicas persistentes.
  • Suspeita de transtornos de aprendizagem.
  • Problemas emocionais e comportamentais.
  • Dificuldades de adaptação a mudanças.
  • Necessidade de desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
  • Preocupação dos pais e professores.
  • Prevenção e acompanhamento.

As ações de intervenção pedagógica são indicadas para situações em que os estudantes apresentem dificuldades de aprendizagem. As ações devem acontecer a partir do momento em que o professor identifica a dificuldade, evitando que o problema seja amplificado e comprometa o desenvolvimento do aluno.

Os recursos que são utilizados em uma avaliação por um psicopedagogo são:

  • Entrevista com os pais da criança.
  • Entrevista com o professor (apenas quando for o caso)
  • Sessões de conversas livres com os pacientes.
  • Sessões com entrevistas estruturas.
  • Aplicação de testes padronizados.
  • Uso de técnicas investigativas.

A avaliação psicopedagógica é o processo que investiga o nível de aprendizagem da criança. Ela tem a finalidade de identificar e compreender a fonte de dificuldades apresentadas pelo aluno. De acordo com o seu resultado, é possível identificar algo mais sério, como algum distúrbio que exija intervenções mais complexas.

Com a utilização do lúdico, portanto, o psicopedagogo utilizará metodologias como, por exemplo, o brincar, produzir textos, contar histórias, representar personagens, o que levará a criança a superar e vencer desafios, construir acertos através de seus erros, corroborando para as intervenções do psicopedagogo, cuja ...

O psicopedagogo sabe que para aprender são necessárias condições cognitivas (abordar o conhecimento), afetivas (estabelecer vínculos), criativas (colocar em prática) e associativas (para socializar). Deve-se estar atento frente às grandes mudanças que ocorreram nas propostas educacionais.

No atendimento psicopedagógico existem duas etapas: a primeira é o diagnóstico, ou seja, você tem que investigar o que está causando esse problema que está dificultando o aprendizado; e a segunda etapa seria amenizar ou sanar o problema.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Quais estratégias adotar para melhorar o processo de aprendizagem?

  • Melhore a interação entre alunos, pais e professores. ...
  • Pergunte aos alunos o que melhorar. ...
  • Aposte na inovação. ...
  • Capacite a sua equipe. ...
  • Mude o método de ensino.

Elaboração do Plano de Intervenção

  1. Definição dos objetivos;
  2. Definição das medidas de intervenção a serem adotadas;
  3. Seleção das técnicas a serem empregadas;
  4. Descrição do Plano de Intervenção.

Psicopedagogia estimula desenvolvimento nas áreas cognitiva, psíquica e motora.

O diagnóstico psicopedagógico clínico é um processo que procura investigar o que está causando as dificuldades de aprendizagem do sujeito. Ele busca avaliar o sujeito em toda as suas dimensões para compreender os fatores que estão atrapalhando a aprendizagem.

A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção.

Avaliação Psicopedagógica

  • Emocional.
  • Motora.
  • Pedagógica.
  • Cognitiva.
  • Neuro-Sensório- Motor.