Quais os tipos de hierarquia no trabalho?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Veja abaixo um exemplo simples de como uma hierarquia funciona dentro de uma empresa:

  • Presidente;
  • Assistente do presidente;
  • Vice presidente;
  • Gerente;
  • Funcionário 1;
  • Funcionário 2;
  • Funcionário 3.

A ordem da hierarquia é determinada pelo momento do pertencimento. Aqueles que antes eram membros da família têm precedência sobre aqueles que vieram depois deles. Assim, os pais vêm antes dos filhos, o primogénito antes do segundo, e assim por diante.

A hierarquia organizacional geralmente é definida de acordo com o tamanho da empresa. Assim, quanto maior ela for, mais cargos e funções ela terá. A hierarquia pode ser definida pelo empreendedor, pelo alto escalão ou em conjunto com o departamento de recursos humanos.

Brasileiros e brasileiras já têm em outubro um compromisso marcado: as Eleições 2022. Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os representantes políticos do povo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Nível hierárquico é uma escala que faz a classificação de posicionamentos que vão do nível mais inferior ao superior. Pode representar hierarquias, graus ou posições e é utilizado para inúmeras finalidades.

A hierarquia é uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.

Vagas Área Operacional: Assistente de manutenção, Auxiliar de Expedição, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Loja, Auxiliar de Recepção de Mercadorias, Auxiliar, Fiscal, Auxiliar Lider de Limpeza, Auxiliar Operacional - Central de Reservas, Operadoras(es) de Caixa, Telefonistas e Vigilante.

As hierarquias distribuem os elementos em uma série constante de escalas ou graus, conforme os poderes e conhecimentos obtidos, de maneira crescente ou decrescente. Dessa forma, a hierarquia permite que o indivíduo pertença e/ou compartilhe seus poderes e conhecimentos com outras pessoas que estão no mesmo patamar.

Diretor Executivo

Diretor Executivo (CEO)
Também conhecido como Diretor Geral, Presidente Executivo ou CEO, o Diretor Executivo, normalmente, é o cargo mais alto da hierarquia operacional de uma empresa. Responsável pela gestão da empresa, o CEO cuida de toda a comunicação voltada ao exterior da organização.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O cargo serve para orientar o nível do trabalho, assim como as responsabilidades; ao passo que a função, por sua vez, oferece uma ideia geral sobre o trabalho. Na prática, um exemplo de função pode ser Gerente de Projeto de Construção, e um exemplo de cargo para essa função é Engenheiro Civil.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Os tipos de estrutura organizacional existentes estão inseridos em dois modelos diferentes: formal e informal.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.