Quais os tipos de germes e micróbios?

Perguntado por: qvieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Existem diferentes espécies de germes, como bactérias, vírus, protozoários e fungos.

Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias.

Um micróbio, também designado por microrganismo, consiste num organismo celular de dimensões microscópicas. Segundo a sua estrutura celular, diferenciam-se em algas, fungos, protozoários, que possuem um núcleo definido, e em bactérias e algas azuis, que só possuem carioplasma.

No total, o trabalho identificou 4.246 espécies de microrganismos. Entre as novas espécies não catalogadas pela ciência, foram anotados 10.928 vírus, 1.302 bactérias e duas arqueias (seres unicelulares semelhantes às bactérias).

Germe: é um ser vivo minúsculo que pode causar doenças em plantas ou animais. Também chamados de micróbios ou microrganismos, os germes são tão pequenos que só podem ser vistos ao microscópio. Existem diferentes espécies de germes, como bactérias, vírus, protozoários e fungos.

Bactérias, fungos e vírus habitam na nossa pele, sabia? São milhares deles e a função não é a de nos prejudicar. Bem pelo contrário: eles estão ali para proteger o nosso organismo contra a hipersensibilidade, o ressecamento e outras doenças de pele. São eles que formam o microbioma cutâneo.

Formas de Transmissão
Tosse; Catarro; Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.

Microrganismos - Introdução aos organismos microscópicos

  • Vírus: parasitas celulares. O nome vírus vem do latim, vírus, que significa peçonha ou veneno. ...
  • Bactérias: organismos procariontes. As bactérias são seres microscópicos que surgiram na Terra há mais de 4 bilhões de anos. ...
  • Fungos unicelulares.

Os micro-organismos (genericamente chamados de micróbios ou germes) são seres microscópicos (invisíveis ao olho nu) e existem na Terra há bilhões de anos, antes do surgimento das plantas e dos animais.

Por exemplo, a parte da semente que contém a porção realmente viva constitui o germe, assim falamos em "germe de trigo". Da mesma forma, são chamadas "células gérmen” o óvulo e o espermatozoide que transportam a centelha da vida e que darão origem posteriormente a um organismo completo.

O genoma humano – o conjunto completo de instruções genéticas para um ser humano – é composto por 20 mil instruções denominadas genes. Porém, juntando todos os genes do nosso microbioma, é possível chegar a um número entre 2 milhões e 20 milhões de genes microbianos.

As fontes de germes mais comuns são: água e alimentos contaminados, superfícies tocadas com frequência (maçanetas, torneiras, telefones), áreas de descarte de resíduos (lixos), itens de limpeza (flanelas, esponjas, escovas de dente) e animais de estimação infectados.

Os germes estão em quase toda parte. Existem milhares de tipos diferentes. Alguns vivem na pele ou no interior da boca, dos intestinos e dos órgãos genitais (particularmente a vagina). Outros germes vivem no solo ou na água e podem entrar no corpo.

A cozinha, definitivamente, é o lugar com mais bactérias e germes na sua casa. Por isso é que intoxicações alimentares sem motivos aparentes podem surgir de vez em quando. A pia é um dos maiores reservatórios para bactérias desagradáveis.

8 dicas de como eliminar os germes de forma eficaz

  1. Esterilize a esponja no micro-ondas. ...
  2. Esfregue a pia. ...
  3. Compre uma tábua nova. ...
  4. Proteja sua escova de dentes. ...
  5. Troque a fralda no trocador. ...
  6. Livre-se do baleiro e do pote de biscoitos de uso comum. ...
  7. Limpe as superfícies “doentes” ...
  8. Lave direito a roupa.

Essas legiões de micróbios são conhecidas coletivamente como “microbiota”. Elas exercem uma função bem estabelecida na manutenção da nossa saúde física, da digestão e do metabolismo até a imunidade. Também produzem compostos vitais que o corpo humano é incapaz de fabricar sozinho.