Quais os tipos de fratura no tornozelo?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos
  • fratura aberta.
  • fratura fechada + luxação.
  • fratura isolada do maléolo lateral.
  • fratura isolada do maléolo medial.
  • fratura bimaleolar/trimaleolar.

O tornozelo pode fraturar em mais de um local, e os ligamentos que estabilizam o tornozelo podem se rasgar. Um tornozelo fraturado fica dolorido e inchado e, geralmente, não consegue suportar peso.

Tratamento das fraturas do tornozelo
A maioria das fraturas estáveis do tornozelo pode ser tratada cirurgicamente com calçado ortopédico ou gesso.

Ter uma boa alimentação
A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

A cirurgia de tornozelo costuma ser indicada para pacientes com problemas como fraturas e torções, instabilidade ligamentar, fascite plantar e esporão do calcanhar.

Como saber se torci o pé?

  1. Dor no pé na região do tornozelo;
  2. Dificuldade para pé no chão ou até apoiar, mas não conseguir andar;
  3. Inchaço na lateral do pé;
  4. Roxos na região do tornozelo.

Assim, a melhor posição para dormir é de barriga para cima, de maneira que seja possível esticar a perna, mantendo o pé quebrado em elevação.

Quando constatada a fratura do tornozelo, é preciso aplicar gelo no local após a lesão, imobilizar a parte afetada com gesso ou bota ortopédica, após retirada da imobilização é importante iniciar o mais rápido possível o tratamento com a fisioterapia ortopédica, que realizará alongamentos, com objetivo de diminuir as ...

Em fraturas mais simples, o período de mobilização da articulação leva, no mínimo, de 01 a 02 semanas, e a recuperação de 04 a 06 meses.

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

Sim. A Bota Imobilizadora M1 cumpre sua função de imobilizar a região lesionada sem comprometer a autonomia e sem limitar a mobilidade do usuário durante o processo de recuperação.

Ao tratar o paciente com fratura do tornozelo alguns autores defendem a mobilização ativa do tornozelo o mais precoce possível em função da dor, porém mantendo o pé sem carga de quatro a seis semanas.

Nosso objetivo é evitar o risco de complicações causadas por cirurgias retardadas que ultrapassem o período das 48hs de sua fratura. Pesquisas mostram que a partir de 48hs sem cirurgia, o risco de complicações clínicas e mortalidade destes pacientes é muito alto.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Quais são os tipos de fraturas existentes?

  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

Em fraturas por compressão axial, é aconselhável a restrição completa de carga por 12 a 16 semanas, seguida por progressão para carga total. Contudo, o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em seis meses ou até mais de um ano, nos casos graves.