Quais os tipos de formação acadêmica?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os 6 graus acadêmicos no Ensino Superior do Brasil

  • Tecnólogo. O tecnólogo é um grau acadêmico conferido a quem se forma em um curso superior de tecnologia. ...
  • Bacharelado. ...
  • Licenciatura. ...
  • Especialização. ...
  • Mestrado. ...
  • Doutorado. ...
  • Fazer pós-doutorado. ...
  • Conquistar uma nova pós-graduação.

O mais comum é que se respeite a ordem convencional: graduação, mestrado e, depois, o doutorado.

A formação acadêmica é uma seção do currículo na qual se lista o grau de educação do candidato, inclusive a escolaridade.

Doutorado. O doutorado é o diploma mais alto que qualquer aluno pode conquistar no Brasil. É indispensável para aqueles que pretendem atingir os mais altos níveis da carreira acadêmica. Para obter o título de doutor, o aluno precisa propor, pesquisar e defender uma tese com algum grau de ineditismo em sua área.

É possível consultar a escolaridade pelo CPF na Secretaria da Educação. Entretanto, é importante destacar que esse órgão é estadual. Logo, a consulta só apresentará dados sobre o status do ensino médio. Outra observação é que cada estado possui uma Secretaria da Educação.

Em geral, existem três tipos de formação profissional: a formação profissional específica ou inicial (destinada aos estudantes que decidem iniciar-se na vida activa), a formação profissional ocupacional (para pessoas desempregadas que desejam reintegrar-se no mundo do trabalho) e a formação profissional contínua (para ...

Tipos de graduação

  • Bacharelado.
  • Licenciatura.
  • Tecnólogos.
  • Sequenciais.

Cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; Cursos de educação profissional técnica de nível médio; Cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

O curso de graduação bacharelado é aquele que prepara o profissional para atuar nos mais diversos segmentos de mercado. Quem faz um curso de bacharelado recebe uma formação generalista. Ou seja, pode trabalhar em diversas funções dentro da sua área.

Ou seja, ao contrário do bacharelado, a licenciatura oferece uma formação em habilidades necessárias para se tornar um professor. Para sair da faculdade com os dois títulos – bacharelado e licenciatura -, os alunos desses cursos devem concluir as disciplinas ligadas à prática docente.

Significado de Acadêmico
adjetivo Relativo a academia ou que a ela pertence. Estilo acadêmico, estilo em que se faz sentir a preocupação de aplicar os princípios da arte oficial. Universitário: cursos acadêmicos. substantivo masculino Membro de uma academia; em particular, da Academia Brasileira de Letras.

São recursos que complementam o seu perfil profissional e a sua formação como cidadão. Elas servem como um complemento ao currículo dos cursos de graduação, além serem experiências extras adquiridas durante a formação.

O principal objetivo do curso de formação é ensinar ao servidor conhecimentos técnicos e práticos essenciais para o exercício da sua futura função, bem como verificar se ele conseguiu se adaptar a eles. Assim, é comum que ao menos uma avaliação seja realizada até o final do período de duração.

O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões.

Tipo de diploma

  • Bacharelado: confere grau de bacharel. Para o exercício de algumas profissões, como de Advogado, Médico e Engenheiro, o grau de bacharel é obrigatório. ...
  • Licenciatura: quem se forma em licenciatura recebe o grau de licenciado. ...
  • Tecnólogo: os cursos superiores de tecnologia conferem o grau de tecnólogo.

Uma forma de pensar sobre a diferença entre os diplomas profissionais e acadêmicos é que o primeiro está fortemente voltado para o desenvolvimento da prática profissional, enquanto o último nutre a disciplina acadêmica e uma abordagem teórica das disciplinas.

A Universidade de Bolonha, fundada na Itália em 1088, é a universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento.