Quais os tipos de feixe?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Um feixe divergente é aquele cujos raios luminosos partem de um ponto único e se espalham em várias direções. Um feixe convergente é aquele cujos raios luminosos partem de direções diversas e chegam a um ponto comum. Um feixe colimado é aqueles cujos raios luminosos são sempre paralelos.

O feixe de luz ou feixe luminoso é um conjunto de raios de luz que podem ser: paralelos, convergentes ou divergentes. Além disso, eles são uma aproximação teórica, porque não é possível observar raios luminosos individuais.

Os corpos iluminados são fontes secundárias de luz. Tanto corpos luminosos como corpos iluminados emitem e reemitem a luz por um conjunto de raios chamado feixe luminoso. Podemos classificar os feixes luminosos em convergentes, divergentes e paralelos.

O conjunto de raios luminosos cuja abertura entre os raios é relativamente grande é chamado de Feixe Luminoso. Os feixes luminosos ou os pincéis luminosos podem ser classificados em: Cônico divergente.

Por "feixe de fios", entende-se o conjunto dos condutores e cabos eléctricos que, no sistema completo de almofada [...] várias partes umas às outras e eventualmente ao veículo.

Existem fontes de luz primárias e secundárias. Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa. Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.

Cilíndrico: Os raios de luz são todos paralelos entre si. O Sol, que é uma estrela, tem tamanho muito grande em relação à Terra, neste caso os raios luminosos saem do Sol e chegam a Terra com pouca abertura angular; Fontes de Luz: É todo corpo capaz de emitir luz.

Quando temos um feixe de luz, sabemos que a sua trajetória será sempre retilínea, a não ser que tal feixe sofra alguma perturbação, uma vez que a luz se trata também de uma onda. Essa perturbação pode ocorrer na forma de reflexão, tal como ocorre nos espelhos planos e esféricos.

As propriedades primárias da luz visível são intensidade, direção de propagação, espectro de frequência ou comprimento de onda e polarização. A sua velocidade no vácuo, 299 792 458 metros por segundo (m/s), é uma das constantes fundamentais da natureza.

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

Quando um estreito feixe de luz branca, como, por exemplo, a luz solar, incide sobre um prisma de vidro, a luz se refrata dando origem a um feixe colorido, no qual se podem perceber as seguintes cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

O feixe é um conjunto de objetos paralelos colocados perto um do outro, como numa vassoura de gravetos onde eles são amarrados por uma corda, vindo daí a palavra "faxina".

Um raio de luz é uma linha orientada que representa, graficamente, a direção e o sentido de propagação da luz. Um conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz.

Existem basicamente três tipos de meios ópticos, são eles os meios opacos, translúcidos e transparentes. Não há uma distinção clara entre eles, uma vez que, em quaisquer meios ópticos, a luz pode sofrer transmissão, reflexão e absorção parcial.

Cabo | Michaelis On-line.

Significado de Feixe
[Por Extensão] Quantidade excessiva de alguma coisa: feixe de críticas. Reunião de objetos que estão ligados por algo em comum: feixe de madeira. [Anatomia] Conjunto de fibras de origem nervosa ou muscular.

Feche é uma forma conjugada do verbo fechar: Feche a porta! Já a palavra feixe é um substantivo masculino e indica, principalmente, um conjunto de coisas iguais amarradas com fio, barbante, corda,...: feixe de capim, feixe de palha, feixe de lenha,...