Quais os tipos de falsidade ideológica?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Quais os crimes de falsidade ideológica?

  • Transferência de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Adulteração de documentos para Declaração de Imposto de Renda;
  • Declaração de bens que não possuem registro em seu nome;
  • Falsificação de cheques;
  • Falsificação de carteira de estudante para garantir meio ingresso;

A falsidade ideológica é quando alguém distorce um documento para obter alguma vantagem. Aqui estamos falando de adulterar ou até mesmo criar uma certidão, contrato, registro, comprovante, entre outras formas de documentação. É um tema recorrente em concursos públicos, e aparecem em certames para vários cargos.

O crime de falsidade ideológica se define quando há a modificação de documentos, seja acrescentando, retirando ou alterando informações, de documentos públicos ou privados, para benefício próprio ou de terceiros.

A falsidade ideológica somente pode ser alegada em documento que por si só sirva como prova. Caso contrário, trata-se de elemento da instrução criminal que ainda constituirá a prova e, por isso, não pode ser considerado isento ou inidôneo.

Na falsidade material, o falso incide sobre a própria autenticidade do documento, sobre o corpo do documento. Na falsidade ideológica, o falso incide sobre a veracidade do documento, sobre os seus dizeres. Na falsidade ideológica o corpo do documento é autêntico, falsas são as informações nele constantes.

Pessoa que oculta a verdade ou não diz o que realmente pensa. Algo ou alguém que tenta enganar fingindo ser uma coisa que não é.

Cobra

Cobra. A cobra está presente em diversos contos como os contos cristãos, nórdicos, gregos, chineses e várias outras culturas. A cobra, assim como a raposa, carrega simbologias positivas e negativas. Para os cristãos, a cobra é vista como símbolo de falsidade e persuasão.

A falsidade ideológica é um crime material, consumando-se no momento em que produz prejuízo a terceiro. A falsidade ideológica se consuma com a prática de uma das figuras típicas previstas no art. 299 do Código Penal.

O sujeito ativo do delito de Falsidade Ideológica pode ser qualquer pessoa, uma vez que no art. 299 do Código Penal vigente, não há nenhuma previsão especial ou qualidade do agente para a prática do ilícito penal.

Considerando que a falsidade ideológica não integra a lista de crimes inafiançáveis, o agente acusado de praticá-la pode aguardar o julgamento do processo em liberdade, mediante o pagamento de fiança, no valor arbitrado pelo juiz da causa.

Outro exemplo é enviar foto/selfie falsa ao banco pode configurar falsa identidade. Já a falsidade ideológica ocorre quando você altera a informação de um documento. Pode ser acrescentando, omitindo ou alterando uma informação relevante, mas sempre envolve um documento.

O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

cinco anos

Art. 298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.

As denúncias e pesquisas de documentos podem ser realizadas por meio dos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIP) da capital ou por meio do disque-denúncia da Secretaria de Segurança, pelo telefone 181. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia.

Quando uma parte alega que a falsidade de documento particular, o ônus de provar a autenticidade desloca-se, automaticamente, para a parte que produziu o documento, por força da norma expressa no artigo 429 , inciso II , do CPC .