Quais os tipos de exames neurológicos?
Quais são os principais tipos de exames neurológicos?
- Ultrassonografia transcraniana. Na Magscan, a ultrassonografia transcraniana é realizada em pacientes de até 2 anos de idade. ...
- Angiografia por ressonância magnética. ...
- Angiotomografia de crânio. ...
- Eletroencefalograma.
Quais são as duas doenças neurológicas?
As principais doenças neurológicas
- Enxaqueca. A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que acomete, em geral, a lateral da região. ...
- Doença de Parkinson. ...
- Alzheimer. ...
- AVC. ...
- Convulsão.
Qual o nome da doença que ataca os nervos?
O QUE É NEUROPATIA? A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).
Como saber se tem alguma coisa na cabeça?
1. Sintomas gerais para todos os tipos
- Dor de cabeça;
- Visão turva e embaçada;
- Convulsões;
- Náuseas e vômitos sem causa aparente;
- Falta de equilíbrio;
- Alterações no humor e no comportamento;
- Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;
- Sonolência excessiva.
Quais problemas neurológicos causam tontura?
Entre as doenças neurológicas que podem provocar a tontura estão o Mal de Parkinson, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumor cerebral ou Alzheimer. Relacionada ao coração, a tontura pode surgir nos casos de arritmias cardíacas, insuficiência coronariana ou em problemas circulatórios, que prejudicam o labirinto.
Quando é hora de procurar um neurologista?
Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.
O que é quadro neurológico grave?
De acordo com um boletim médico divulgado neste domingo, 20, ela enfrenta um "quadro neurológico grave". Isso significa que a cantora tem uma lesão cerebral importante (coma profundo), mas não irreversível.
Qual é a principal doença neurológica?
Alzheimer — Doença que afeta 15% dos pacientes acima dos 65 anos. Por isso, é considerada a mais comum doença neurodegenerativa. A causa ainda não é conhecida, mas estudos demonstram haver relação com uma mutação genética dos neurônios, bem como haver maior prevalência em famílias com histórico anterior da doença.
O que podem ser causados por lesões neurológicas?
As causas mais comuns de lesão cerebral são os traumatismos cranio-encefálicos (TCE) e os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Outras causas possíveis de lesão cerebral difusa incluem hipoxia prolongada (falta de oxigênio), envenenamento, infecção tais como meningites ou encefalites, e moléstias neurológicas.
O que é neuropatia nas pernas?
A neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.
O que é a dor neuropática?
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.
Quais as doenças que causam fraqueza muscular?
Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?
- Esclerose múltipla (EM);
- Doença de Parkinson;
- Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Hérnia de disco cervical;
- Paralisia cerebral;
- Tumor cerebral;
- Síndrome de Guillain-Barré.
O que é parestesia na cabeça?
Parestesia é o termo médico usado para descrever a sensação de formigamento no corpo. No couro cabeludo, a parestesia pode ocorrer isoladamente ou junto a outros sintomas como ardência, coceira, caspa ou dor.
Estou sentindo uma pressão na cabeça o que pode ser?
Pacientes com Ansiedade Generalizada (TAG) relatam com frequência uma "agonia" (gastura, esquentamento) na cabeça. Contudo, é importante descartar qualquer outro tipo de problema, e isto só é feito através de exames médicos adequados.
O que falar na consulta com o neurologista?
A consulta com o neurologista
Esse é o momento de falar sobre todos os sinais que o seu corpo te mostrou, inclusive aqueles que não damos muita atenção (como uma dor de cabeça, por exemplo). Faça exames recomendados e, depois, mantenha o acompanhamento com o profissional.