Quais os tipos de diurese?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Poliúria: diurese maior que 2,5 litros diários. Oligúria: diurese inferior a 600 ml por dia. Anúria: diurese nula ou menor que 100 ml por dia.

A oligúria é caracterizada pela diminuição da quantidade de diurese. Pode ser considerado oligúria quando se produz entre 100 ml a 400 ml de urina no período de 24 horas. A oligúria é definida como uma lesão renal aguda.

Entende-se por natriurese e/ ou diurese pressórica como elevações da PA que induzem o aumento imediato da diurese e da perda renal de sódio (ZATZ et al. 2012). A ação do peptídeo natriurético atrial (ANP) que é secretado, primariamente, por miócitos atriais em resposta ao estiramento local dos átrios.

A diurese osmótica é o mecanismo pelo qual há perda de água na urina induzida pela presença de solutos não reabsorvidos no lúmen tubular, como a ureia, a glicose e o manitol. Na urina produzida por este mecanismo, a quantidade de sódio e potássio é muito inferior à do plasma, surgindo assim a hipernatremia.

Avaliação da diurese e da densidade urinária • Diurese normal: 1,5 ml a 4 ml/kg/h.

Disúria corresponde à micção dolorosa ou desconfortável, tipicamente uma sensação aguda de queimação. Algumas doenças podem causar dolorimento sobre a bexiga e períneo. Disúria é um sintoma extremamente comum em mulheres, mas pode ocorrer em homens e em qualquer idade.

A principal causa da noctúria é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são característicos da idade. Entretanto, a noctúria também pode acontecer em pacientes que fazem o uso de medicamentos diuréticos ou mesmo para controlar a pressão arterial.

A anúria é a ausência total de urina ou inferior a 100 ml por dia e a poliúria é a quantidade de urina em excesso, acima de 2,5 litros por dia.

Poliúria: aumento do volume urinário, ou seja, da diurese. Pode decorrer por mobilização de edemas, di- minuição do hormônio antidiurético, diabetes mellitus e até por desobstrução aguda das vias urinárias excretoras. Oligúria:diminuição da diurese.

As categorias de causas de oligúria incluem diminuição do fluxo sanguíneo renal, insuficiência renal e obstrução do fluxo urinário. Frequentemente, a história e o exame físico sugerem um mecanismo (p. ex., hipotensão recente, uso de fármaco nefrotóxico).

Diurese. Diurese corresponde ao volume de urina expelido por uma pessoa, geralmente no período de 24 horas. Por meio da avaliação desse material, incluindo coloração e odor, os enfermeiros e médicos conseguem verificar como está a função renal de um paciente.

Percentual de redução da pressão arterial do sono em relação à de vigília. Esta queda fisiológica da PA durante o sono é conhecida como descenso noturno. Os indivíduos que apresentam valores entre 10 e 20% são denominados de “dippers”.

Quando a redução da pressão arterial noturna é inferior a 10%, isto é chamado de padrão pressórico não-dipper, que é conhecido por estar associado a doenças cardiovasculares e lesões em órgãos-alvo.

A normotensão se caracteriza por valores normais de pressão arterial no consultório (abaixo de 140/90 mmHg) e na MAPA de 24 horas (igual ou abaixo de 130/80 mmHg) ou na MRPA (igual ou abaixo de 135/85 mmHg), enquanto que a hipertensão se caracteriza por valores anormais de pressão arterial no consultório (igual ou ...

Colúria. É a coloração escura da urina devido à eliminação de bilirrubina (substância que compõe a bile e que dá a coloração amarelada à pele). Está associada a doenças do fígado, como a colestase.

Urina muito diluída, é sinal de hidratação em excesso. Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

O tratamento da hipernatremia decorrente da sobrecarga de Na em paciente com função renal normal consiste em medidas de suporte. A principal medida é a reposição de água livre. A correção do distúrbio pode ser acelerada com o uso de diuréticos associado à reposição da água livre excretada.

Amarelo-claro: Esta é a cor ideal da urina; Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.

Continuar lendo Como calcular a diurese?