Quais os tipos de culturas juvenis?

Perguntado por: philario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Algumas delas estão presentes nos corpos juvenis e seus adornos. Como exemplo, podemos citar as tatuagens, piercings, pulseiras, bonés, colares, roupas estilizadas, calças largas ou justas, cabelos coloridos, trançados, black power e rastafari, aos quais os jovens atribuem diversos significados.

No Brasil, a participação juvenil na sociedade se consolidou entre os anos de 1950 e 1960, não diferindo muito do que ocorreu em outros lugares. É nesse momento que o processo de internacionalização da cultura intensifica-se e há a expansão da cultura de massa e das novas mídias e tecnologias.

A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro, das artes e das mídias sociais e encontra um grande desfio porque a indústria da cultura tenta transformar estas expressões contestatórias em produtos prontos para o consumo.

7 Tipos de Cultura

  1. Cultura popular. A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. ...
  2. Cultura erudita. ...
  3. Cultura de massa. ...
  4. Cultura material. ...
  5. Cultura imaterial. ...
  6. Cultura organizacional. ...
  7. Cultura corporal.

A cultura jovem deve ser parte integrante do planejamento escolar, como forma de trazer o imaginário dos jovens e aproximá-los dos saberes escolares, enriquecendo as aulas com novos conhecimentos vindos deles.

A cultura pode ser definida como o conjunto de concepções e valores que determinam os valores de cada geração e sociedade. No entanto, a juventude atual mostra-se mais disposta a gerar novos valores, já que encontra-se mais ativa, principalmente com o advento das tecnologias, que possibilita esta nova integração.

Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos. Contribui para o desenho do projeto de vida e na preparação do estudante para o futuro.

Resumo: O jovem da sociedade contemporânea tem contato cada vez mais precoce com a Internet e as tecnologias digitais. Isso o conduz a utilizar, mais e mais, a Internet como ferramenta para se relacionar, estudar, trabalhar e se divertir, acumulando experiências no mundo virtual e tendo pouca vivencia no mundo real.

As culturas juvenis urbanas trazem à tona um quadro plural e conflituoso da sociedade e difundem estilos centrados no consumo de produtos identificados com a cultura juvenil.

São três as principais teorias críticas da juventude, duas delas de caráter “reformista”, outra mais “revolucionária”. Entre as reformistas, a teoria das gerações de Karl Mannheim (1982) e a noção de moratória social, oriunda do psicanalista Erik Erikson (1987).

A condição juvenil diz respeito ao que é comum aos jovens, de forma geral, em sua dimensão simbólica, o modo como uma sociedade constitui e atribui significado a esse momento do ciclo de vida.

Também ajuda a melhorar a autoestima e o empoderamento dos jovens, por meio do reconhecimento que a Orquestra tem a partir das apresentações.”, avalia. Além disso, as atividades culturais também servem de incentivo para buscar uma formação de ensino superior e a inclusão no mercado de trabalho.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.

Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.