Quais os tipos de cristais encontrados na urina?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Quais são os cristais encontrados na urina e o que indicam?

  • Oxalato de Cálcio.
  • Fosfato de Cálcio.
  • Ácido Úrico.
  • Cistina Estruvita.

Descrição: Os cristais de ácido úrico são normais de urina ácida e possuem diversas formas, mas as mais proeminentes são de prisma romboide, losango (plana com quatro lados), oval com extremidade pontiaguda (forma de limão), e em roseta, que compõe os cristais agrupados.

O urato amorfo é um cristal normal da urina ácida que é comum nas urinas concentradas e de pH ácido, principalmente após o resfriamento da amostra. Podem ser solubilizados com aquecimento ou por adição de NaOH a 10%. Quando há grande quantidade de uratos amorfos eles dão ao sedimento uma coloração rosa.

  • Limpeza. – Quartzo Branco: limpa e atrai energia positiva. – Ametista: transmuta energia negativa em positiva. – Selenita: limpa energias. – Turmalina negra: absorve e isola energia negativa.
  • Energização. – Quartzo Rosa. – Quartzo Branco. – Esmeralda.
  • Proteção. – Turmalina negra. – Olho de tigre.
  • Prosperidade. – Pirita. – Citrino.

A presença de cristais de oxalato de cálcio em quantidades pequenas na urina, é algo que ocorre normalmente, pode acontecer devido aos hábitos alimentares, pouca ingestão de água e mudança na temperatura corporal.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

Se tenho pedras de oxalato de cálcio e o oxalato veio alto na urina de 24 horas, o que devo diminuir na alimentação? Nesse caso, é importante evitar alimentos ricos em oxalato como espinafre e outras verduras verdes ESCURAS, morango, beterraba, chocolate, café, tomate, soja e oleaginosos como castanhas ou nozes.

É normal ter algumas células epiteliais na urina, mas um número elevado de células epiteliais pode indicar infecção, inflamação e/ou câncer no trato urinário. – Bactérias, leveduras e parasitas: Às vezes, as bactérias podem entrar na uretra e no trato urinário, causando uma infecção.

Cristais de fosfato de cálcio: podem aparecer na urina alcalina ou normal, em geral, em quem tem hipoparatireoidismo. Esse cristal tem forma de estrela ou agulha, e são incolores; Cristais de estruvita: em geral são formados por magnésio e amônio, muito presentes em mulheres que têm recorrência em infecções urinárias.

O consumo de grandes quantidades de proteínas promove um catabolismo elevado das mesmas, aumentando os níveis de substâncias que formam o ácido úrico, que pode se depositar nas articulações sinoviais (causando a doença chamada Gota) ou nos rins, formando cristais visíveis na urina ácida.

Os materiais amorfos não apresentam forma geométrica definida, podem apresentar até certa rigidez como os sólidos comuns, mas seus átomos não se encontram em organização espacial (a nível microscópico). Exemplos de substâncias amorfas: parafina, sabões, vidro, vários polímeros (poliestireno por exemplo).

Cristais verdadeiros não retêm calor por muito tempo, ou seja, são frios ao toque. Pegue um e sinta a temperatura: se ele for de verdade, vai estar mais frio que sua mão e provavelmente que a temperatura ambiente. Caso esteja morno, decerto é falsificado. O cristal tem cores muito mais fortes que outras pedras.

Curiosidade sobre os cristais e pedras:
Há uma diferença entre cristais e pedras. Os cristais possuem uma estrutura particular, diferenciando-se assim dos demais minerais. Essa estrutura resulta em um elemento transparente e com alto grau de dureza, por isso os cristais têm poderes que outras pedras não possuem.

O oxalato (ou ácido oxálico) é o produto final do metabolismo de aminoácidos e do ácido ascórbico, que não pode ser metabolizado no organismo humano, sendo excretado pela urina. O aumento na concentração urinária de oxalato pode levar à sua saturação, com consequente formação de cristais e cálculos renais.

Sua produção está relacionada à regulação de cálcio, proteção da planta e desintoxicação de metais pesados. Tanto plantas quanto mamíferos sintetizam oxalato, entretanto, certas plantas, como espinafre, ruibarbo, acelga e amaranto, acumulam grandes quantidades dessa substância.