Quais os tipos de conselheiros?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Existem três tipos diferentes de conselheiros: os conselheiros internos, externos e independentes.

Este profissional é eleito ou designado a integrar um Conselho de Administração, órgão que direciona e monitora os negócios de uma companhia, o qual está situado entre os acionistas e os executivos que são diretamente interessados pela condução dos negócios rotineiros da empresa.

O que é o conselho consultivo? Previsto no artigo 23 da Lei nº 4.591/64, também conhecida como Lei de Condomínio, o conselho consultivo é um grupo de três condôminos escolhidos em eleição durante uma assembleia. Ou seja, os condôminos que queiram participar do conselho devem se voluntariar e concorrer ao cargo.

Acompanhar e orientar a estratégia da organização; Contratar e avaliar a performance do CEO/presidente da organização; Acompanhar o orçamento anual da organização; Deliberar sobre investimentos e movimentos estratégicos.

Os requisitos para poder se candidatar a eleição de conselheiro tutelar são: Ter mais de 21 anos de idade. Residir no município onde será eleito. Ter reconhecida idoneidade, ter boa reputação, ser uma pessoa idônea.

Sendo assim, é possível perceber que, enquanto o Conselho Consultivo atua junto ao síndico antes mesmo das decisões serem tomadas, o Conselho Fiscal opera após as escolhas terem sido feitas, garantindo que o condomínio tenha renda suficiente para efetuar as ações necessárias.

Conforme a sua convenção e 4591 somente condôminos podem ser membros do conselho consultivo.

Um Conselho Deliberativo não tem uma estrutura fixa, variando a quantidade exata de membros conforme a necessidade de cada tipo de organização. No entanto, existe uma hierarquia que contempla, entre outras funções, um presidente, um vice-presidente e diferentes categorias de membros.

As responsabilidades do Conselheiro Geral incluem:
Fornecer consultoria jurídica estratégica e especializada à gerência. Definir políticas internas de governança e gerenciar o impacto de fatores externos. Avaliar e pesar várias contribuições e impactos de qualquer decisão ou curso de ação.

Significado de Conselheiro
substantivo masculino Pessoa que dá conselhos; quem aconselha, orienta, dá direcionamentos a outrem; aconselhador, guia. Membro de um conselho, de uma comissão que delibera um assunto. Pessoa que, com formação e habilitações específicas, dá aconselhamento ou orientação profissional.

1. Que aconselha. 3. Membro de um conselho ou de certos tribunais.

6 cidadãos brasileiros natos, com mais de 35 anos de idade, sendo dois nomeados como titulares pelo presidente da República e mais um como suplente; dois eleitos como titulares pelo Senado Federal e mais um como suplente; dois eleitos como titulares pela Câmara dos Deputados e mais dois como suplentes.

O conselheiro independente é aquele que não possui nenhum outro vínculo de remuneração com a companhia, nem participação acionária nela, mesmo que tenha sido indicado como representante de controlador ou de acionista minoritário.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional da entidade. Integrado por quatro membros, é responsável pela definição das políticas gerais de administração da fundação e de seus planos de benefícios. Já o Conselho Fiscal, com dois membros, é encarregado do controle interno da entidade.

  1. Expanda seu networking. No Brasil, 70% das buscas de conselheiros são feitas por indicação. ...
  2. Trabalhe novas habilidades. Um executivo é treinado para responder rápido, ter solução para tudo e o plano de ação pronto. ...
  3. Revise a narrativa da sua história profissional.

No entanto, quando o conselho consultivo está formalizado em estatuto ou contrato social, a remuneração de seus membros se concentra na mesma faixa que os conselheiros de administração: entre R$ 10 mil até R$ 15 mil.