Quais os tipos de comércio varejista?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os maiores exemplos de varejistas são os supermercados, farmácias, concessionárias, livrarias, pet shops, lojas de roupas, materiais de construção e decoração!

No Brasil, temos como principais setores varejistas os supermercados e hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos e livrarias.

Um mercado de varejo vende as suas mercadorias em retalho, em quantias que são proporcionais a demanda dos consumidores finais. As vendas de varejo podem ser feitas em lojas, supermercados, quiosques, feiras ou até mesmo em residências.

A principal diferença entre varejo e atacado é o público-alvo de cada modelo de negócio. Isto é: varejo: venda para o consumidor-final, pessoa física; atacado: venda para pessoa jurídica e empresas.

Veja abaixo quais são os principais tipos de comércio:

  • Comércio varejista. ...
  • Comércio atacadista. ...
  • Comércio independente. ...
  • Comércio integrado. ...
  • Comércio especializado. ...
  • Comércio exterior. ...
  • E-commerce e comércio eletrônico. ...
  • Franchising ou franquia.

Basicamente, existem 8 tipos de comércio: Comércio varejista; comércio atacadista; comércio independente; comércio especializado; comércio exterior; Ecommerce, comércio integrado e franquias.

As relações comerciais foram crescendo tanto que hoje em dia podem ser do tipo exportação ou de importação. Exportação é quando vendemos nossas mercadorias para outros países e importação quando adquirimos ou compramos produtos de outras nações.

O comércio varejista (ou varejo) é a modalidade de venda que atende diretamente o consumidor final, e a forma mais comum de venda utilizada no cotidiano de lojas e mercados. No varejo, os produtos são vendidos em unidades ou em pequenas quantidades, de acordo com a necessidade exata do consumidor.

Varejo consiste na venda de produtos ou serviços em pequenas quantidades, diferente do que acontece na venda por atacado. Essa modalidade de venda é considerada direta por já atender o comprador final sem ajuda de intermediários.

Comerciante varejista
Essa categoria abrange comerciantes que trabalham com a venda de serviços e de produtos próprios ou de fornecedores. Alguns exemplos de varejistas são: lojas de roupas, de decoração, de material de construção, farmácias e supermercados.

O Grupo Carrefour Brasil lidera a lista das maiores empresas varejistas brasileiras, segundo o Ranking Ibevar-FIA. Com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões, a varejista de origem francesa lidera a lista das 120 organizações que compõem a edição 2022, que avalia dados de 2021.

De forma simples, o comércio varejista é aquele que vende o produto diretamente para o consumidor final. Ou seja, quem compra é a mesma pessoa que vai utilizar o produto ou serviço.

Os atacadistas, por sua vez, constituem o grupo pequeno de indivíduos que operam com grandes quantidades da mesma mercadoria ou pequeno grupo de mercadorias de características semelhantes (cacau, cereais, hortigranjeiros e outros). São donos da mercadoria que manipulam. Compram e vendem para seu próprio lucro.

O comércio atacadista é caracterizado pela comercialização de produtos em grande escala. Ou seja, seu objetivo é revender produtos em grande quantidade. É por isso que seu público-alvo não é o consumidor final, mas sim outras empresas ou revendedores.