Quais os tipos de coletas de materiais para exames?

Perguntado por: aramos4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

4 formas de coletar material para exames laboratoriais

  1. Exame de sangue. O exame de sangue é um dos exames laboratoriais mais comuns. ...
  2. Exame de urina. ...
  3. Coleta de material genital.

7 principais tipos de exames laboratoriais

  1. Hemograma. Um dos exames laboratoriais mais pedidos pelos médicos, o hemograma oferece informações sobre as células sanguíneas do paciente. ...
  2. Colesterol. ...
  3. Glicemia. ...
  4. Transaminases (ALT e AST, ou TGP e TGO) ...
  5. TSH e T4 livre. ...
  6. Ureia e creatinina. ...
  7. Exames de fezes e urina.

Tubo cinza

Tubo cinza - usado para exame de glicemia em que são colhidas amostras de plasma. Ele deve conter fluoreto de sódio com EDTA.

O tubo de tampa vermelha é ativador de coágulo
Por isso, o tubo com tampa vermelha pode ser utilizado em pesquisas de anticorpos, teste de antiglobulina direta, tipagem sanguínea ABO e RH.

Tubo azul: citrato de sódio
O tubo de coleta de sangue com citrato de sódio é usado para prova de coagulação. Ele serve para realizar análises de terapias antitrombóticas, tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina ativada (TTPa).

A coleta de material microbiológico objetiva a identificação de agentes infecciosos e o perfil de sensibilidade a antimicrobianos. A coleta deve ser realizada em um sítio ou local do corpo representativo do processo infeccioso a ser investigado.

Material Necessário: - 01 Seringa, 01 escalpe, 01 garrote, recipientes próprios para a coleta, 01 par de luvas, 01 álcool Swab, 01 oclusor de punção (cedido pelo laboratório), gaze seca; 01 bandeja.

Os tipos de coleta de sangue

  • Seringa e agulha (sistema aberto) Embora seja cada vez menos adotado, esse sistema que usa agulha e seringa ainda não foi completamente extinto, sendo utilizado em algumas situações. ...
  • A vácuo (sistema fechado) ...
  • Vantagens.

Tubo amarelo
Sua amostra é o soro. Exames realizados através de análise bioquímica e sorológica. Exemplos: colesterol total, HDL, LDL, triglicerídios, ureia e creatinina.

O tubo de ensaio de tampa branca é usado como recipiente de transporte para coletas, incluindo análises do líquido cefalorraquidiano.

Os tubos BD Vacutainer® Fluoreto/EDTA são validados clinicamente para dosagem de Glicose, Lactato e Hemoglobina Glicada - A1C.

Meio(s) de Coleta: Soro: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo). Amostra alternativa= Plasma: Tubo com citrato (azul), Tubo com EDTA (roxo) ou Tubo com heparina (verde).

Tampa CINZA: fluoreto de potássio + EDTA K3
Tubo de ensaio para coleta de sangue usado na quantidade de glicose, hemoglobina glicada e lactato no plasma. O fluoreto de potássio atua como inibidor glicolítico, enquanto o EDTA K3 como um anticoagulante que preserva a morfologia das células.

A ordem correta, segundo a SBPC, é: Frascos para hemocultura. Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela).

Os tubos de plástico para soro têm ativador de coágulo jateado na parede do tubo que acelera o processo de coagulação. São utilizados para determinações em soro na Bioquímica e Sorologia.

O tubo a vácuo de gel separador tampa amarela é usado em uma ampla variedade de testes que requerem soro separado, incluindo bioquímica, imunologia, microbiologia e toxicologia, etc.

A coleta do exame de sangue é feita, geralmente, por punção venosa (procedimento em que introduz a agulha em uma veia para retirar sangue ou aplicar algum medicamento).

O papel da Enfermagem nos exames envolve a identificação dos pacientes, apontar melhorarias nos serviços, avaliar periodicamente as atividades, estabelecer um padrão de segurança, verificar os exames, dentre outros.