Quais os tipos de cirurgias limpas?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Cirurgias Limpas: São aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório ou falha técnica grosseira, cirurgias eletivas e sem drenagem, cirurgias em que não ocorrem penetração nos trato digestivo, respiratório e urinário.

d) infectadas são as realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecido de difícil descontaminação. e) limpas são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora residente, em local com objeto encravado.

Cirurgias Limpas: São aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório ou falha técnica grosseira, cirurgias eletivas e sem drenagem, cirurgias em que não ocorrem penetração nos trato digestivo, respiratório e urinário.

Classificação das cirurgias quanto à finalidade

  • Curativa.
  • Paliativa.
  • Diagnóstica.
  • Reparadora.
  • Reconstrutora, cosmética ou plástica.

Classificação das Cirurgias:
englobam: CIRURGIA ELETIVA: tratamento cirúrgico proposto, mas a realização pode aguardar ocasião propícia, ou seja, pode ser programado. Por ex.: mamoplastia, gastrectomia. CIRURGIA DE URGÊNCIA: tratamento cirúrgico que requer pronta atenção e deve ser realizado dentro de 24 a 48 horas.

Cirurgias Potencialmente Contaminadas - são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório e com falhas técnicas discretas no transoperatório.

Confira os dados do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar 2020. No topo do ranking de cirurgias no Brasil estão algumas cirurgias plásticas, como por exemplo, a lipoaspiração, a abdominoplastia e a blefaroplastia, além de cirurgias na garganta realizadas pelo otorrinolaringologista.

A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios. Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.

Classificação das laparotomias
Eletivas: quando têm um objetivo definido e conhecimento prévio do diagnóstico e das intervenções que serão realizadas. Exploradoras: quando o objetivo é para definir diagnóstico. Geralmente usada em pacientes vítimas de trauma que precisam de intervenção imediata.

Assim, a operação não precisa ser imediata, porém deve acontecer em um curto prazo. As situações que exigem um procedimento cirúrgico de urgência podem esperar entre 6 e 24 horas aproximadamente, a partir do diagnóstico. Dito isso, a cirurgia deve ser realizada em até um dia.

Cirurgias vasculares, de urgência ou emergência são consideradas de alto risco, com índice maior que 5% Correção endovascular, aneurisma da aorta abdominal, cirurgias da cabeça, pescoço, intratorácicas, ortopédicas e da próstata têm risco intermediário, entre 1 e 5%

A Lipoaspiração é o nome dado a uma técnica que através da sucção retira o excesso de gordura de uma determinada região do corpo. Por sua vez, a Lipoaspiração ESCULTURA utiliza esta gordura retirada para a injeção em outras partes do corpo para preencher depressões ou modelando.

É o procedimento de remoção de sujeira, detritos indesejáveis e microrganismos presentes nas superfícies dos equipamentos e acessórios, mobiliários, pisos, paredes mediante a aplicação de energia química, mecânica e térmica.

A limpeza preparatória deve ser realizada cerca de uma hora antes do início do primeiro procedimento cirúrgico do dia. Sua finalidade é remover partículas depositadas nas superfícies horizontais dos mobiliários e equipamentos (SOBECC, 2017).

A Cirurgia Plástica é considerada uma das especialidades médicas mais difíceis por conta da complexidade cirúrgica. Ela pode ser dividida em dois tipos: Cirurgia Plástica Reparadora e Cirurgia Plástica Estética.