Quais os tipos de cipreste?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

São eles:

  • Género Cupressus. Cipreste-comum ou cipreste-italiano (Cupressus sempervirens) ...
  • Género Chamaecyparis. Cipreste-de-lawson (Chamaecyparis lawsonia)
  • Género Callitropsis.
  • Género Fokienia. Cipreste-de-fuji (Fokienia hodginsii)
  • Género Microbiota. ...
  • Género Fitzroya. ...
  • Género Callitris.
  • Género Taxodium.

Na verdade, o cipreste italiano pode chegar a 21 metros de altura ou até mais alto do que isso. Por outro lado, eles crescem apenas entre 3 e 6 metros de largura. Caso decida cultivar os ciprestes italianos, saiba que essas árvores se desenvolvem rapidamente no local certo, geralmente crescendo até 0,9 m por ano.

A Tuia, também chamada de Árvore da Vida ou Cipreste, é bastante utilizada para fins ornamentais. Por ser um pinheiro de porte compacto, torna-se ideal para protagonizar a árvore de Natal, nas festas de fim de ano. É uma planta que simboliza a confraternização.

Cipreste é um grupo de árvores coníferas da família Crupressaceae, sendo a segunda maior família do grupo, contando com 16 gêneros e 140 espécies. São árvores com distribuição cosmopolita, porém são mais frequentes no hemisfério norte, e não há nenhuma espécie nativa do Brasil.

O cipreste italiano é uma árvore grande, de até 25m de altura, com copa piramidal ou colunar, monóica.

inverno

A época de plantio recomendada para o cipreste é no inverno para que a árvore tenha tempo para se adaptar ao novo ambiente e se desenvolver com vigor na primavera. Entretanto, o plantio não pode ser realizado sob temperaturas muito baixas, pois suas raízes são sensíveis ao frio extremo.

150 anos

O Cipreste leva de 10-20 anos para atingir a maturidade. É uma espécie de grande longevidade, normalmente vivem de 50-150 anos, porém, algumas chegam a viver mais de um milénio.

20 anos

Afinal, o cipreste demora até 20 anos para atingir a maturidade, alcançando mais de 20 metros de altura. Portanto, o local deve acolher esse desenvolvimento e dar a possibilidade de a planta crescer sem impeditivos.

As árvores de cipreste-italiano devem ser plantadas a uma distância de 1.5 a 1.8 m.

A altura ideal para a poda é a primavera, quando as plantas ainda não formaram muitos rebentos. Nessa altura já é raro, conforme o clima, haver geadas nocturnas e a planta ainda não investiu muita energia em novos rebentos. Também podem ser podadas no verão.

A poda principal do Cipreste acontece em meados do verão onde devemos corrigir a silhueta da árvore retirando o excesso. Nesta época pode-se podar sem medo.

Dermatológico – Com propriedade anti-inflamatórias, cicatrizante, adstringente, antifúngico e antioxidante, o óleo essencial de Cipreste pode ser usado como auxiliar em diversos tratamentos – Seborreia, acne, micoses, frieiras, cistos, furúnculos, hemorroidas, como pós-barba e pós-depilação.

Podemos nos referir ao cheiro do Cipreste como uma brisa fresca soprando em uma madeira.

Na região sul do Brasil sou uma espécie utilizada na formação de quebra-ventos. Posso ainda ser utilizado para fins medicinais, possui propriedades antissépticas, sudoríferas, sedativas, diuréticas, inseticidas, adstringentes, calmante, entre outros.