Quais os tipos de blindagem?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Há dois tipos de blindagem: a opaca e a transparente. A opaca é utilizada para fazer a proteção da maior parte do veículo, como a carroceria, os pilares, teto, portas e porta-malas. Já a blindagem transparente é usada nos vidros.

Blindagem nível IV
No caso do nível IV, a blindagem é proibida para civis. Pessoas jurídicas, como transportadoras de valores, podem ter esse nível e proteção, que protege os ocupantes inclusive de disparos de metralhadora.

Este nível de blindagem é atualmente proibido para civis no Brasil. Possui resistência para suportar granadas e armas pesadas de uso militar e tem uso restrito para as Forças Armadas e chefes de Estados. Também é possível encontrar essa blindagem em veículos de transportadoras de valores.

Hoje é possível obter sem maiores dificuldades a Autorização de Blindagem pelo Exército Brasileiro para a aplicação de uma blindagem do tipo nível III, que já resiste a projéteis de alguns tipos de fuzis. No entanto, não é em qualquer veículo que esse tipo de blindagem possa ser aplicada.

3 anos

Essa validade gira em torno de 3 anos, em média. Se o prazo já tiver vencido, o carro deixará de ser protegido. Ou seja, a blindagem já não consegue mais lhe proteger de uma bala perdida, por exemplo.

Além disso, ela pode ser estendida ou não, de acordo com a avaliação feita no veículo. Normalmente, os prazos são de três a cinco anos. Fiquem atentos quando for superior a isso!

A blindagem 3A tem por referência resistir a cinco tiros de um revólver Magnum 44 ou dez tiros de uma pistola 9mm”, exemplifica. O Kevlar®, material que compõe a manta aramida, foi inventado por Stephanie Kwolek, pesquisadora e cientista da DuPont, em 1965.

Mas, para se ter uma base de quanto custa blindar um carro em 2022, segundo o Portal de Blindados, o valor para a blindagem de nível III-A de modelos sedans como o Corolla, Virtus e Civic, fica em torno de R$65 mil, dependendo da blindadora.

O nível III-A suporta todas as armas curtas mais potentes. Ele é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre . 44 Magnum.

A BMW revelou o X5 Protection VR6, um blindado de fábrica capaz de resistir a tiros de fuzil e explosão de granadas. Desenvolvido pelo fabricante alemão para mercados da África, da Rússia e da América do Sul ele é visualmente idêntico ao modelo “normal”, exceto pela capacidade de levar até quatro ocupantes.

Em média, o peso da blindagem varia de 160 kg a 200 kg, ou seja, nada muito substancial e dentro da margem de peso projetada pelas montadoras.

Existem cinco níveis de blindagem, sendo a blindagem de nível I a mais "fraca", protegendo apenas de calibres até o . 38, o nível II oferece proteção para calibres mais altos, como os encontrados no revólver 357 Magnum e pistola 9mm.

Atualmente, o custo para blindar um carro em uma das mais de 70 empresas que realizam esse tipo de serviço no Brasil fica, em média, em R$ 55 mil.

Nível I (Nível 1)
A blindagem de nível I é bem mais leve e garante a proteção apenas até o calibre . 38. Com a criminalidade aumentando e o aumento também dos calibres utilizados por criminosos, a procura por esse tipo de blindagem tornou-se baixíssima.

Parte destes fuzis aprendidos são do modelo AK-47 que segundo especialistas, seria um dos armamentos de mão mais poderosos já produzidos. Com capacidade de disparo de 10 tiros por segundo, seu projétil é capaz de perfurar uma blindagem convencional de nível III-A.

Já que está querendo blindagem automotiva nível 4, entenda que no geral esta solução pode ser resumida em uma proteção estrutural super reforçada colocada em veículos, sendo capaz proteger os ocupantes contra tiros e explosões.