Quais os tipos de babosa venenosa?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Qual a babosa venenosa? Importante: se você se pergunta qual a babosa venenosa, saiba que nenhuma das espécie de Aloe apresenta perigo, entretanto, existem espécie similares de plantas que podem ser confundidas e acabarem por causar algum mal.

Para saber se a babosa é medicinal ou não basta cortar uma folha (lembrando que colhemos sempre a folha inteira e não pedaços dela) e deixar ela durante a noite em cima de papel. Se ela ficar avermelhada na área do corte, assim como na foto, é a medicinal.

Qual é o problema da Aloína? Usar Babosa com Aloína pode causar alguns desconfortos, como por exemplo, se passar na pele, pode causar irritação e coceiras. O mesmo para o couro cabeludo se passar no cabelo. Ainda mais se você for alérgico.

Origem: África do Sul; Família: Xanthorrhoeaceae; Ecologia: suculenta acaule, adaptada a condições de meia-sombra, embora tolere sol pleno sem dificuldade.

Este suco não é recomendado para idosos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, o suco de babosa pode interagir com alguns medicamentos usados para tratar pressão alta, diabetes e problemas de coração, e anticoagulantes e, por isso, só deve ser consumido sob orientação de um médico.

A maior diferença entre babosa e aloe vera é a forma e a cor das folhas. Babosa tem folhas que são de cor mais clara com um tom azulado às vezes, e são muito maiores e mais planas.

Aloe Vera é contraindicado em casos de gravidez, lactação e hipersensibilidade conhecida às plantas da família Liliaceae.

O kokerboom pode ser encontrado na natureza apenas no noroeste da África do Sul e no sul da Namíbia. Ao contrário da babosa que vive quase rente ao chão, essa espécie pode atingir 9 metros de altura e viver mais de 400 anos. No extremo de cada ramo, nascem cachos de folhas suculentas, com a mesma gosma da babosa.

Existem aproximadamente 300 espécies de babosa, mas a Aloe vera é a mais conhecida.

Existem mais de 300 espécies chamadas popularmente de babosa.

Ao observar essa região do corte também pode-se perceber que a planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela. Essa substância presente no líquido é tóxica para o consumo e uso na pele.

Deixe descansar por cerca de duas horas.

"Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.”

A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras. A babosa aplicada sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito hidratante e calmante.

Antes de aprender como usar a babosa no cabelo, é importante saber que existem mais de 300 tipos diferentes de babosa e que a mais indicada para fins cosméticos é a aloe vera. Mas relaxa, você não precisa se preocupar, pois esse é o tipo mais comum da planta e, por isso, o mais fácil de ser encontrado também!

O látex da babosa, comumente referido como “suco da babosa”, é uma exsudação amarela e amarga dos túbulos pericíclicos logo abaixo da epiderme das folhas. Para uso farmacêutico como laxativo, o suco é frequentemente desidratado para produzir grânulos de “aloé” que são marrons escuros pela exposição ao ar.

No caso da babosa, existe um líquido amarelo presente na casca, chamado aloína, que é uma substância tóxica e deve ser evitada.

Coma a planta crua.
A Aloe vera tem um sabor suave. Você pode simplesmente comer as folhas por conta própria como lanche entre as refeições. Se quiser, também pode molhar a Aloe vera em coisas como húmus e molhos vegetarianos.