Quais os tipos de avaliação e quais são suas funções?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 6 de maio de 2023
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Existem três tipos de avaliação e as respectivas funções que são: Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa e. Avaliação sumativa.

O termo avaliar tem sido associado a fazer prova, fazer exame, atribuir notas, repetir ou passar de ano. Nela a educação é imaginada como simples transmissão e memorização de informações prontas e o educando é visto como um ser paciente e receptivo.

A diagnóstica, geralmente, é feita antes de se iniciar um ciclo ou conteúdo, na volta às aulas; a formativa é feita continuamente ao longo dos processos de ensino-aprendizagem e a somativa ao final desses processos e ciclos.

A avaliação formativa tem a finalidade de proporcionar informações acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, para que o professor possa ajustá-lo às características dos estudantes a que se dirige. Suas funções são as de orientar, apoiar, reforçar e corrigir.

Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

Grosso modo, podemos categorizar as avaliações em dois tipos, sendo elas, respectivamente, avaliação da aprendizagem e avaliação de ensino. A avaliação da aprendizagem, como indica o termo, visa diagnosticar o quanto os(as) estudantes estão aprendendo.

A avaliação somativa é utilizada, principalmente, para identificar o resultado conjunto de uma turma ou da escola como um todo, permitindo a comparação com outros períodos. Assim, é possível, por exemplo, avaliar se algumas mudanças metodológicas realmente foram eficientes ou se é preciso ainda “readequar a rota”.

Na formativa, os docentes buscam verificar se os estudantes estão indo bem ou precisam de alguma ajuda, com o objetivo de melhorar a sua aprendizagem. Na somativa, são atribuídas notas que demonstram se a meta de aprendizagem foi alcançada ou não.

A avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular.

A avaliação escolar de acordo com a BNCC tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante. Nesse ponto, você pode utilizar a avaliação formativa, considerando os contextos e as condições de aprendizagem dos alunos, fazendo registros como referência para melhorar o desempenho escolar etc.

O principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e caracterizar as etapas de aprendizagem em que os alunos estão posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades dominadas ou negligenciadas por cada um.

Já a avaliação somativa, ou classificatória, tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao fim de um curso ou unidade de ensino. Dessa forma, os estudantes são classificados de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

O que é Avaliação Descritiva? A avaliação descritiva consiste no procedimento executado apenas pelo portal, de avaliação dos professores para os alunos de suas turmas/disciplinas, onde este é executado manualmente para cada aluno matriculado na turma/disciplina.

A avaliação processual, conhecida como avaliação formativa ou continuada, é a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades do bimestre. Esse tipo de avaliação é usado a fim de identificar se o aluno está conseguindo assimilar o conteúdo e quais são suas dificuldades.

É o recurso que permite ao aluno conduzir seus estudos sem interferência direta do professor, visto que a condução da aprendizagem ocorre nas estratégias textuais. A linguagem dialógica considera a bagagem do aluno, antecipa possíveis dúvidas e suscita reflexões que levam ao ponto central do estudo.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem por objetivo analisar a performance dos colaboradores. Através da avaliação de desempenho é possível medir e analisar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores.