Quais os tipos de articulações Cite exemplos?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 28 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

Quais são as principais articulações do corpo humano?

  • Articulação fibrosa ou sinartrose. Esse tipo de articulação é imóvel ou praticamente não permite movimentações. ...
  • Articulação cartilaginosa ou anfiartrose. ...
  • Articulação sinovial ou diartrose. ...
  • Articulação do joelho. ...
  • Articulação do ombro. ...
  • Articulação do tornozelo.

O crânio é um exemplo de articulação imóvel. O joelho é um exemplo de articulação móvel.

articulação sinovial

A articulação do joelho é uma articulação sinovial que conecta três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela. É uma complexa articulação em dobradiça formada por duas articulações: a articulação tibiofemoral e a articulação patelofemoral.

Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.

As articulações fibrosas unem os ossos, como o nome já diz, através de um tecido fibroso (fibras colágenas). O grau de movimento de cada uma dessas articulações dependerá do comprimento dessas fibras. Existem três tipos de articulações fibrosas: a sutura, a sindesmose e a gonfose.

Articulações do ombro

  • Articulação glenoumeral.
  • Articulação acromioclavicular e esternoclavicular.
  • Articulação subacromial e escapulotorácica.
  • Lesões das articulações do ombro.

O sistema articular reúne as articulações do nosso corpo, que podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

A articulação coxofemoral, também chamada de articulação do quadril, é uma articulação sinovial esferoide (em “bola-e-soquete”) na qual a cabeça do fêmur se articula com o acetábulo do quadril.

Articulações são as junções entre dois ou mais ossos. Algumas articulações normalmente não se movem, como as localizadas entre as placas do crânio. Outras articulações permitem uma ampla e complexa gama de movimentos. A configuração de uma articulação determina o grau e o sentido do movimento possível.

A articulação do tornozelo, também conhecida como articulação talocrural, permite a dorsiflexão e a flexão plantar do pé. É constituída por três articulações: articulação superior do tornozelo (tibio-társica), articulação talocalcaneonavicular e articulação subtalar.

Uma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que contribui para que uma deslize livremente sobre a outra. Como por exemplo os joelhos, cotovelos e as articulações dos dedos.

A articulação do cotovelo é do tipo sinovial sinovial, constituída pelas articulações úmero-ulnar, úmero-radial e radioulnar.

Nas mãos observam-se articulações radiocárpicas, intercárpicas, carpometacárpicas, metacarpofalângicas e interfalangeanas.

Articulações Esferóides
São multiaxiais, permitindo movimentos em vários eixos e planos como flexão e extensão, abdução e adução, rotação medial e lateral, e circundução. Nessas articulações altamente móveis, a superfície esferóidea de um osso move-se na cavidade de outro. Ex: Articulação do quadril.

As vértebras estão ligadas entre si por 2 tipos de articulações: disco- vertebrais e as interapofisárias. As disco-vertebrais são articulações cartilaginosas formadas pelos corpos e discos intervertebrais, sendo especialmente adaptadas e amortecer e redistribuir o peso.

A) PLANA: na qual as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção. A articulação acromioclavicular (entre o acrômio da escápula e a clavícula) é um exemplo.

Articulação trocóide: também chamada de pivotante, a superfície arredondada ou pontiaguda do osso articula-se dentro de um anel formado parcialmente por osso e ligamento, realizando a rotação. Realizam movimentos de pronação e supinação.

Joelho

O Joelho é a maior articulação do corpo humano – Hcor.