Quais os tipos de animais que ruminam?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Bovinos, ovelhas, veados e animais semelhantes são classificados como ruminantes. Como grupo, os ruminantes compartilham as características de mamíferos com cascos, com um número par de dedos, que regurgitam e mastigam novamente seus alimentos. Esse processo de ruminação é a característica que dá nome ao grupo.

Portanto, a ruminação ajuda na digestão, diminuição do tamanho de partícula e passagem da digesta do rúmen para o intestino, o que ajuda no aumento do consumo de matéria seca. A ruminação também é essencial na secreção de saliva e tamponamento do rúmen.

É um grande espaço de armazenamento para o alimento que é rapidamente consumido e, depois, regurgitado, remastigado e ingerido novamente em um processo chamado de ruminação-mastigação. A ruminação ocorre, primeiramente, quando o animal está em repouso e não come.

Porque a vaca e o boi têm o casco fendido, e ambos são animais que ruminam, não é? Então apresentam essas duas características: ruminam e têm o casco fendido. Mas você não pode comer uma carne de porco porque o porco, não obstante ter o casco fendido, ele não rumina.

E, ser ruminante significa basicamente que os animais têm a capacidade de mastigar e engolir, o mesmo alimento, várias e várias vezes. Além disso, ruminantes são poligástricos, ou seja, possuem diversos compartimentos gástricos, na linguagem popular, possuem diversos estômagos.

Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados, camelos, lhamas e outros herbívoros com essa anatomia digestiva.

O cavalo é um animal que se alimenta de vegetais, sendo, portanto, um herbívoro. Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos. Trata-se de animais monogástricos, isto é, que apresentam apenas um estômago simples.

Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados e muitas vezes, até os camelos e as lhamas, por possuírem um complexo estômago, com três ou quatro compartimentos. Estes dois últimos são exceções, pois não fazem parte desta subordem.

Dos bichos que vivem em terra, devem considerar impuros: a toupeira, o rato e o lagarto em todas as suas espécies, 30o ouriço cacheiro, o crocodilo, a salamandra, a lagartixa e o camaleão. São esses que devem considerar imundos dentre os répteis.

RUMINAR - Mastigar de novo o alimento que volta do estômago à boca (LV 11:3-7,26, RA).

O distúrbio, quando diagnosticado, em geral, ocorre a pessoas com depressão, com dificuldades cognitivas e em situações de estresse. A incidência do problema é mais frequente em bebês, adolescentes ou indivíduos com atraso cognitivo. No entanto, tem ocorrido cada vez mais em adultos saudáveis também.

Em primeiro lugar, ruminação é o processo de mastigação e remastigação dos alimentos consumidos. Ou seja, o bolo alimentar retorna à boca e é mastigado novamente por meio da regurgitação. Em segundo lugar, a principal função desse processo é auxiliar a digestão, ao diminuir em partículas tudo o que é consumido.

Lá há glândulas salivares – semelhantes às que os seres humanos possuem na boca, mas com várias bactérias e protozoários que têm a função de continuar a degradação da celulose iniciada no rúmen. Uma vez no retículo, esse alimento é misturado à saliva, e, então, volta para a boca para ser mastigado novamente.

Artiodactyla - ungulados de cascos pares, têm dois ou quatro dedos de apoio. A maioria dos artiodáctilos tem dois dedos, característica que forma casco fendido (gado bovino, antílope, girafa, camelo etc.)

34 Todo alimento que se come, sobre o que vier água de tal vaso, será imundo; e toda bebida que se bebe, em qualquer desses vasos, será imunda. 35 E aquilo sobre o que cair alguma coisa de seu corpo morto, será imundo; o aforno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são, portanto, vos serão imundos.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

A ruminação é a regurgitação (em geral involuntária) de pequenas quantidades de alimento do estômago (em geral 15 a 30 minutos depois de comer), que são novamente mastigadas e, em muitos casos, novamente deglutidas. Os pacientes não se queixam de dor abdominal ou náuseas. A ruminação é comumente observada em crianças.

O rúmen funciona como um combinado de reservatório e câmara fermentativa dos alimentos ingeridos. Os alimentos que chegam ao rúmen pela deglutição são digeridos ou degradados por processos fermentativos realizados pelos microrganismos que vivem dentro do órgão: bactérias, protozoários e fungos.