Quais os tipos de análise linguística?

Perguntado por: arosa6 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Os estudos da linguística estão divididos em fonética, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e estilística. Há ainda três áreas relacionadas: lexicologia, terminologia e filologia.

Análise linguística é a prática de decomposição de uma determinada língua com o objetivo de compreender seus traços distintivos, significativos e seu funcionamento.

A análise linguística inclui tanto o trabalho sobre as questões tradicionais da gramática quanto amplas a propósito do texto, entre as quais vale a pena citar: coesão e coerência internas do texto; adequação do texto aos objetivos pretendidos, análise dos recursos expressivos utilizados (metáforas, metonímias, ...

A análise linguística inclui tanto o trabalho sobre questões tradicionais da gramática, quanto de questões amplas a propósito do texto [...]. Essencialmente, a prática da análise linguística não poderá limitar-se à higienização do texto do aluno em seus aspectos gramaticais e ortográficos, limitando-se a “correções”.

Dessa forma, Geraldi (1997) classifica a análise linguística em dois tipos de atividades: epilinguísticas e metalinguísticas.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista.

Tipos de variações linguísticas
Geográficas ou diatópicas: englobam o local em que ocorre a variação. Exemplos: inglês americano e britânico, português brasileiro e de Portugal. Históricas: englobam a transição do idioma com base no contexto histórico. Exemplos: português medieval e português atual.

Os tipos de variação linguística são: geográficas, históricas, sociais e situacionais. Variação regional ou geográfica (diatópica): ocorre entre diferentes locais e regiões, como os diferentes sotaques, dialetos e falares.

A Análise Linguística inclui tanto o trabalho sobre as questões tradicionais da Gramática quanto questões amplas a propósito do texto, entre as quais vale a pena citar: coesão e coerência internas do texto; adequação do texto aos objetivos pretendidos; análise de recursos expressivos utilizados (metáforas, metonímias, ...

2. A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE: o trabalho de análise lingüística consiste na memorização mecânica de regras gramaticais por meio dos textos.

Para Geraldi (2003a), a análise lingüística seria, então, ao lado da leitura e da produção de textos, a unidade de ensino em que se analisam os recursos expressivos da língua, considerada esta como uma produção discursiva.

Análise linguística/semiótica (alfabetização)
Essa prática articula-se com as demais e indica explicitamente a sistematização da alfabetização, com a proposta de reflexões sobre o sistema de escrita alfabética e o funcionamento da língua e de outras linguagens.

A estrutura linguística é formada pela: coesão; coerência; tipologia textual.

Percebe-se, pois, que a distinção fundamental entre o “Ensino de Gramática” e a “Prática de Análise Linguística” reside na concepção de língua adotada: enquanto o “Ensino de gramática” compreende a língua como sistema, estrutura invariável e inflexível, a “Prática de análise linguística” adota uma concepção de língua ...

O Eixo da Análise Linguística/Semióticaenvolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere ...

Você sabe o que são as práticas de linguagem segundo a BNCC? Bem, de forma resumida, o conceito envolve o conhecimento sobre as várias formas de manifestação linguística. Isso engloba todos os aspectos, das variações linguísticas regionais aos tipos de comunicação utilizados nos meios digitais.

então A análise reflexão linguística é ela se propõe ensinar a língua como tudo. né e não apenas. a normatizar os usos e ela tem sempre com o ponto de partida. a língua é na na realidade dos seus usos ou seja nos enunciados concretos que são produzidos por falantes reais em outras palavras a gente sempre.

Franchi (1988) explica esses níveis: Atividade lingüística é nada mais que o exercício pleno, circunstanciado, intencionado e com intenções significativas da própria linguagem.