Quais os tipos de álgebra ao longo da história?

Perguntado por: talves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

(1) Álgebra antiga (elementar) é o estudo das equações e métodos de resolvê-las. (2) Álgebra moderna (abstrata) é o estudo das estruturas matemáticas tais como grupos, anéis e corpos - para mencionar apenas algumas.

Assim como outras áreas da matemática, a álgebra originou-se nas primeiras civilizações da humanidade. Pode-se dizer que a disciplina surgiu quase que ao mesmo tempo no Egito e na Babilônia, porém, devido aos sistemas numéricos de cada um dos povos, as álgebras desenvolvidas tinham algumas diferenças.

Classificação

  • Álgebra universal;
  • Álgebra abstrata;
  • Álgebra elementar;
  • Álgebra computacional;
  • Álgebra linear.

Na Matemática, expressão é a uma sequência de operações matemáticas realizadas com alguns números. Por exemplo: 2 + 3 – 7 é uma expressão numérica. Quando essa expressão envolve números desconhecidos (incógnitas), ela é chamada de expressão algébrica.

A álgebra retórica, quando estudada do ponto de vista dos estágios, pertence ao período que antecede Diofanto. Nesse estágio, há o uso de descrições em linguagem comum para resolver tipos particulares de problemas e para suprimir a falta de símbolos ou sinais especiais para representar incógnitas (KIERAN, 1994).

François Viète (1540-1603) é responsável pela introdução de vários símbolos na matemática e aos poucos foi substituindo as palavras nas equações, sendo por esse motivo conhecido, por muitos, como o Pai da Álgebra.

Hoje em dia, entende-se por álgebra o ramo da matemática que estuda as estruturas, as relações e as quantidades. A álgebra elementar é aquela que diz respeito às operações aritméticas (soma, subtracção, multiplicação, divisão) mas que, ao contrário da aritmética, utiliza símbolos (a, x, y) em vez de números (1, 2, 9).

A álgebra é um campo da Matemática, assim como a geometria, os números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. Ela é uma linguagem da Matemática que utiliza os símbolos, as operações e as propriedades da aritmética para expressar generalizações.

Equações, funções, fatoração, equações lineares, incógnita, expressões, operações, inequações, variáveis, constantes... São muitos os conceitos ligados ao estudo da álgebra e isso pode, muitas vezes, dificultar tanto o ensino quanto o aprendizado durante a aula.

Existem ainda mais aplicações da álgebra linear em modelos econômicos preditivos, na medicina com a tomografia computadorizada, no desenvolvimento de jogos, na administração florestal, na internet com motores de busca mais eficientes e muito mais.

Métodos algébricos
O significado da palavra Álgebra modificou-se ao longo dos séculos. A rigor, essa palavra, que vem do árabe “al-jabr”, só apareceu após o século IX, mas isso não invalida a discussão feita, pois antes muito dos métodos que hoje chamamos de algébricos eram referidos como métodos aritméticos.

Aplicações práticas da disciplina podem ser notadas em algumas situações como: computação gráfica, criptografia, sistemas de controle, reconhecimento facial, edição de imagens, programação linear, cálculo estocástico, dentre outras.

A Álgebra busca expressar o que é comum, tudo que se pode assegurar para várias estimativas numéricas independentemente de quais objetos ou situação real estão representados.

A palavra álgebra provém do árabe, mais especificamente de al-gabr. Em sua origem remota, esta denominação era usada em relação à recomposição dos ossos do corpo humano. Assim, o algebrista era uma espécie de médico ou curandeiro que sabia recolocar os ossos quebrados ou deslocados. No século IX d.

Trata-se da continuação do estudo de Álgebra, visto na disciplina Álgebra I. A disciplina Álgebra II tem carga de 80 horas, mas deve ficar claro que esta carga horária é apenas uma refe- rência com base em um curso presencial.

Foi criado pelos hindus e espalhado pelo mundo ocidental pelos árabes. Por isso, ele é chamado indo-arábico. Os hindus desenvolveram um sistema onde cada número era um símbolo e não era preciso escrever um sinal diferente para indicar cada agrupamento de objetos, como tinham feitos os egípcios.

Vale ressaltar que a introdução ao estudo da álgebra é feita no 4º bimestre da 6ª série/7º ano.

Continuar lendo O que e álgebra 7 ano?