Quais os tipos de aftas na boca?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Existem três formas de aftas, conhecidas clinicamente como estomatite aftosa :

  • Estomatite aftosa menor : são feridas com menos de 1 centímetro de diâmetro. ...
  • Estomatite aftosa maior : são feridas com mais de 1 centímetro de diâmetro. ...
  • Estomatite aftosa herpetiforme : é o tipo menos comum.

Tipos de estomatite

  1. Estomatite aftosa: uma afta, também conhecida como úlcera aftosa, é uma lesão única pálida ou amarela com um rebordo vermelho. ...
  2. Estomatite herpética: o herpes labial corresponde a pequenas bolhas cheias de líquido, associadas a dor e ardor, que aparecem nos lábios ou na zona circundante.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

Houver sinais de infecção; Estiverem associadas à febre e à perda de peso; Demoram a desaparecer; A dor persiste mesmo com o uso de medicamentos.

Uma boa forma de curar uma afta na língua mais rápido é escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos 3 vezes ao dia, pois devido à propriedade antisséptica do enxaguante bucal, é possível eliminar uma maior quantidade de microrganismos e, assim, eliminar a afta mais rapidamente.

Como tratar a afta?

  • resfriar a boca com gelo;
  • pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  • medicamentos de uso oral;
  • bochechos com própolis;
  • medicamentos antiácidos;
  • raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Principais sintomas
Porém, ao contrário das aftas, os ferimentos não cicatrizam e, inclusive, costumam aumentar de tamanho. O câncer de boca costuma causar desconforto para o enfermo, visto que seu surgimento tende a resultar em uma dificuldade de mastigação, fala e movimentação da língua.

A afta é uma ferida (lesão) que atinge o interior da boca, incluindo a mucosa da bochecha, o interior dos lábios, a língua, a gengiva e até mesmo a garganta e a úvula e que não envolve a participação de vírus, bactérias ou fungos. Essas lesões são arredondas e sua cor varia entre branca, amarela e vermelha.

Na aftosa aparecem aftas, úlceras, feridas, vermelhidão e dor bucal, relacionadas à fraqueza do sistema imunológico. Já no caso da herpética, manchas vermelhas aparecem na boca e na garganta, podendo ocorrer sangramento gengival.

(Mucosite bucal)
A estomatite pode cursar com rubor e intumescimento da mucosa oral, ou com úlceras discretas, dolorosas (únicas ou múltiplas). Menos comumente, lesões esbranquiçadas se formam. Raramente, a boca parece normal apesar dos sintomas significativos (síndrome de ardência bucal.

As verrugas de HPV na mucosa nasal e de boca geralmente não causam sintomas e são detectadas durante um exame médico de rotina. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer sintomas como dor, sangramento, dificuldade para respirar ou engolir e alteração na voz.

As causas da afta
Situações de estresse ou baixa imunidade também podem favorecer seu surgimento. Outros fatores de risco são o tabagismo, dieta rica em alimentos ácidos e uso de determinados medicamentos. Quem usa aparelho ortodôntico também podem apresentar aftas com maior frequência.

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.