Quais os tipos de aço carbono?

Perguntado por: aaguiar9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Aços carbono

  • aço de alto carbono – acima de 0,50% até o limite de 2,11%;
  • aço de médio carbono – entre 0,20% e 0,49%;
  • aço de baixo carbono – entre 0,05% e 0,20%;
  • aço de carbono extra baixo – entre 0,015% e 0,05%;
  • aço de carbono ultrabaixo – abaixo de 0,015%.

Os dois primeiros dígitos identificam os elementos de liga existentes no aço e seus teores, enquanto os dois ou três dígitos finais indicam os centésimos da porcentagem de C (Carbono) contidos no material, como vemos no exemplo: AB = 10 – aço-Carbono simples. AB = 20 – aço-Níquel. AB = 30 – aço-Níquel-Cromo.

Aço carbono

  • Aço alto carbono: 0,50% a 2,11%
  • Aço médio carbono: 0,20% a 0,49%
  • Aço baixo carbono: 0,05% a 0,20%
  • Aço baixa liga: Até 5% de elementos aditivos.
  • Aço média liga: Entre 5% e 12% de elementos aditivos.
  • Aço alta liga: Acima de 12% de elementos aditivos.

Alto carbono
Todos os aço carbono com acima de 0,60% de carbono em sua composição. É o aço carbono de maior resistência ao desgaste e à dureza, apesar de possuir uma menor ductilidade quando comparado com carbonos tipo baixo e médio.

O aço sae 1045 é um aço para beneficiamento com temperabilidade baixa, ou seja, baixa penetração de dureza na seção transversal, não se recomendando seu uso para seções superiores a 60 mm. Possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura. É utilizado em geral com durezas de 180 a 300 HB.

Para ser definida como aço, a liga metálica deve possuir um percentual de carbono inferior a 2%. Uma liga de ferro-carbono com percentual superior a este é classificada como ferro fundido. Já os aços inoxidáveis possuem ferro e carbono na sua constituição, porém precisam ter no mínimo 10% de cromo na sua formulação.

O aço SAE 1070 é um aço carbono com alto teor de carbono de composição química. É um aço muito resistente pois possui entre 640 e 760 MPa. resistência mecânica.

Comumente associado erroneamente com o aço 1045, suas principais diferenças entre si são o seu percentual de carbono, enquanto o aço 1020 contem somente 0,2% de carbono, o aço 1045 contém 0,45%. O aço 1020 também não permite tratamento do aço como beneficiamento e têmpera.

O aço 5160, também conhecido como SAE ou AISI 5160, é um aço para molas com alto teor de carbono e cromo. Oferece aos usuários excelente tenacidade, alto nível de ductilidade e excelente resistência à fadiga.

O aço inox é, hoje, sinônimo de material durável e resistente, nos dando sempre a impressão de que é algo que não se deteriora mesmo sob condições adversas. Por conta disso, é um dos materiais mais utilizados para produção de utensílios e equipamentos para cozinha.

O tipo de aço mais utilizado na construção civil é o chamado CA-50. As letras indicam sua utilidade, enquanto o número representa o valor da tensão de escoamento do material (em Kgf/mm2).

Determine se o de aço observando a sua cor. O aço curto e longo geralmente tem uma cor acastanhada escura, enquanto o aço inoxidável é brilhante, prateado e muito brilhante. Considere a cor novamente se você determinar que o metal não é aço.

É interessante realçar que o preço do aço dobrou desde 2020. Uma bobina de laminação a quente, por exemplo – aços planos com alta resistência e versatilidade – está custando entre R$4,2 mil a R$4,3 mil por tonelada, sem a incidência de impostos.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

- Risco de custos maiores: se o projeto não levar em conta todos os itens da construção, o preço pode ser de 5 a 20% maior se comparado ao processo tradicional. - Pouco indicado em construção pequena: como se trata de uma estrutura industrial, não se justifica economicamente a encomenda de poucas peças.

Aço SAE 1020 - Sacchelli. Aço de baixa resistência mecânica e temperabilidade, mas com ótima forjabilidade e soldabilidade. É muito utilizado na indústria automobilística e em componentes forjados sem maiores exigências. Fabricação de peças para indústria automobilística e indústria mecânica em geral.

O aço carbono, por exemplo, tem baixa resistência à corrosão, até pelo fato de que carbono e ferro se oxidam mais facilmente. Já o aço ligado, dependendo do metal aditivo, pode garantir uma resistência à corrosão maior para o material como um todo.

Aço indeformável ao manganês-vanadio, recomendado para ferramentas de trabalho normal onde seja necessária a maior tenacidade aliada a uma grande estabilidade de forma. A sua indeformabilidade, a sua boa dureza superficial, o seu polimento fácil, permite a sua aplicação em moldes para a indústria de plásticos.

O aço SAE 1045 apresenta a máxima dureza (57 HRC) na sua extremidade (J1), bem próximo aos valores observados para o aço e SAE 4140, mas há um decréscimo da dureza com o aumento da distância Jominy.