Quais os tipo de arremesso do handebol?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Basicamente, existem três tipos de arremessos no handebol. São eles: arremesso básico; com salto; e arremesso com queda (VIEIRA e FREITAS, 2007).

O arremesso no handebol é um gesto complexo e rápido podendo ser realizado com um salto prévio ou com os pés em contacto com o solo (arremesso em apoio).

Com apoio - significa que um dos pés do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo. Em suspensão - significa que no momento do arremesso não há apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo.

As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo.

São elas: arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo.

Veja alguns tipos que você deve dominar.

  • Arremesso com salto. Como o nome já diz, o arremesso com salto combina de arremessar e saltar ao mesmo tempo. ...
  • Bandeja. Outro arremesso bastante comum, a bandeja é também um dos mais fáceis, por ser realizado a curta distância. ...
  • Lance livre.

Da mesma forma que o passe, o arremesso também possui diversos tipos: com as duas mãos, com uma mão (jump) e a bandeja.

Introdução: O arremesso no Handebol é um dos fundamentos de maior importância dentro do jogo, pois através da execução dele é que o atleta consegue o gol, para tanto, são utilizados vários tipos de arremessos como: com queda, com salto (suspensão), de reversão, arremesso vaselina, e dentre esses, os arremessos em ...

Esse é um movimento balístico realizado pelo membro superior, no qual o objetivo é lançar um objeto para fora do centro de massa do corpo. Pode variar em relação à distância e à precisão e é dividido em três fases: preparação, aceleração e desaceleração.

As posições ocupadas pelos jogadores são:

  • goleiro;
  • pivô;
  • armador central;
  • armador direito;
  • armador esquerdo;
  • ponta direito;
  • ponta esquerda.

É um tipo de arremesso muito utilizado entre os pivôs no Handebol. onde após o jogador lançar a bola, ele realizado um rolamento, normalmente um rolamento de ombro. É um tipo de arremesso comumente utilizado pelos “Pontas” no Handebol.

Arremessos especiais: são realizados no limite da área do gol em curta distância, e exigem dos jogadores força, habilidade e flexibilidade. Nos especiais, os atletas combinam saltos, giros, quedas e rolamentos ao arremessar a bola.

No lançamento de martelo, o atleta é posicionado dentro de uma base de concreto circular de 2,135m de diâmetro, com um anel metálico marcando o diâmetro limite. Para que a distância seja medida, o lançamento precisa ser feito de maneira a que o implemento caia dentro de uma área marcada num ângulo de 34,92° à frente.

Além disso, é importante entender que o arremesso possui 6 fases distintas que duram menos de 2 segundos cada. São elas: fase de preparação, fase de passada, fase de elevação do braço, fase de aceleração onde ocorrem as modificações do ombro, fase de desaceleração e por fim, a fase de execução.

Passe: é lançar a bola para um companheiro de equipe. Os passes podem ser de ombro, em pronação, picado, dentre outros. Arremesso: é o lançamento da bola em direção ao gol.

A bandeja é um arremesso realizado em deslocamento e suspensão em que o jogador realiza duas passadas em direção à tabela antes de lançar a bola ao aro com uma das mãos. Na última passada, o jogador salta com um dos pés e arremessa com a mão correspondente à perna flexionada.

São provas de campo nas quais compõem provas de lançamento, compostas pelos levantamentos de disco, martelo e dardo e pelo arremesso de peso, onde os atletas fazem uso de implementos (disco, martelo, dardo e peso) que devem ser lançados à maior distância possível.

O objetivo do lançamento do peso, uma das disciplinas do atletismo, é atirar uma esfera de metal o mais longe possível. Os atletas atiram a bola, a partir do ombro, de dentro de um círculo traçado no chão com 2,135 de diâmetro.